7 embalagens de produtos que revolucionaram seus negócios

Quando se trata de conquistar público, a primeira impressão é sempre a que fica — e no caso dos produtos, essa impressão é garantida pelas embalagens de produtos.

Além de protegerem os produtos, elas também têm a função de informar e convencer o cliente, servindo como comunicação direta entre a marca e o consumidor.

Mesmo que uma marca promova uma incrível ação visual, quando o cliente decidir experimentar o produto, não haverá espaço para música inspiradoras e outras influencias externas — será apenas ele e o produto, com a embalagem. Portanto embalagens de produtos devem servir muito bem como uma extensão da mensagem que a marca deseja transmitir ao cliente.

como uma marca

Saiba mais: A importância da embalagem para vender mais e o case Doritos

A embalagens de produtos podem ser as melhores ferramenta de marketing da empresa, justamente por permitir uma experiência sensorial que será decisiva para a aprovação do produto.

Por isso, elas são tão importantes quanto campanhas de publicidade. No post de hoje, veremos 8 embalagens de produtos que revolucionaram o mercado e suas marcas. Continue lendo!

8 embalagens de produtos que mudaram o mercado

1- Cogumelos Sierra

Em 2009, a proprietária da Sierra notou que era necessário reformular a embalagem para engajar a venda dos seus cogumelos. Os antigos baldinhos de plástico foram então trocados pelos sachês, e a embalagem ganhou um design mais colorido e informativo, contendo até receitas no verso do produto. Após essa troca, a Sierra viu a venda de seus cogumelos subirem 257%!

Com o sucesso de vendas causado pela mudança da embalagem, a Sierra pôde investir no aumento de seu Mix de produtos, além de começar a produzir outros tipos de cogumelos. Todo o projeto de desenvolvimento da nova embalagem levou um ano para ser formulado.

embalagens-de-produtos-01

2- Linha Profundo da Festina

A Fábrica de relógios Suíços Festina conquistou diversos prêmios após a linha Profundo apresentar suas novas embalagens de produtos.

Direcionada para mergulhadores, a Festina queria mostrar que a linha Profundo era realmente a prova d’água e resistiria por muito tempo à imersão.

Os relógios, então, passaram a ser apresentados em uma embalagem cheia de água, para demonstrar sua funcionalidade. Dessa mofo, a marca usou a qualidade do produto para o desenvolvimento da embalagem criativa, que apresentou literalmente o seu ponto forte.

embalagens de produtos

3- Linha SOU da Natura

Nesse caso não houve uma simples mudança na embalagem, e sim a criação de uma embalagem nova, totalmente voltada para o que a Natura desejava transmitir com a sua imagem. A empresa reformulou sua marca e reviu seu posicionamento — o que refletiu diretamente na embalagem de seus produtos, que foram posicionados como sustentáveis.

Cada detalhe da embalagem da linha SOU foi pensado minuciosamente. Ela possui formato de gota, menos plástico, e seu material flexível faz com que o consumidor aproveite cada gota do produto sem desperdício — o que combina perfeitamente com o formato da embalagem.

Além disso, devido ao material maleável, os produtos ocupam ainda menos espaço para serem transportados, o que garante uma diminuição do gasto com combustível e, assim, a diminuição da emissão de poluentes.

Com essa embalagem da linha SOU, a Natura conquistou o prêmio do concurso IF Awards 2013, que representa excelência e qualidade.

embalagens de produtos

4- A tradicional Cachaça 51

As bebidas alcoólicas, mais que outros produtos, costumam ter a tradição como um valor essencial para os consumidores. Por isso mesmo, você provavelmente já conhece a Cachaça 51, e sabe como sua tradição influência no posicionamento da marca.

Trabalhar a modernidade e a tradição em conjunto pode não ser uma tarefa fácil, mas a Cachaça 51 decidiu que queria ampliar seu público. Além de moderna, os fabricantes queriam deixá-la sofisticada, para alcançar o público jovem e de maior poder aquisitivo.

Nova embalagem. A cachaça de sempre — esse foi o Slogan usado para divulgar a nova embalagem. Mais moderna, e sem perder a tradição. A embalagem passou a ter um conta-gotas que impede que a cachaça escorra e um novo lacre de fácil manuseio. Além disso, é claro, sua identidade visual foi reformulada para atender ao mesmo propósito.

embalagens de produtos

Veja também: O que é design de embalagem e como usar em seu negócio

5- O RFRSH da Sprite

A Sprite realizou apenas uma mudança em sua embalagem, a nível nacional, mas acabou ganhando destaque internacional. Movida pela tendência dos jovens cada vez mais conectados à plataforma SnapChat, a Sprite inseriu SnapCodes (códigos de atalho da rede) impressos em sua embalagem.

Inicialmente, a Sprite convidou 15 pessoas influentes no SnapChat para terem seus SnapCodes impressos nas latinhas. Depois, a marca iniciou um concurso para que as pessoas que também desejassem ter seus SnapCodes nas embalagens da bebida pudessem participar. Em apenas alguns dias, a ação RFRSH na lata teve mais de 2 milhões de visualizações.

A Sprite decidiu manter o vínculo com o Snapchat para o desenvolvimento de um conteúdo criativo voltado para esses jovens. Esse é um ótimo exemplo de como, muitas vezes, um pequeno diferencial nas embalagens pode fazer com que novos olhares se voltem para sua marca.

embalagens de produtos

6- Difusor Secar Sensações

Todos as empresas precisam ter cuidado com embalagem de seus produtos para manter a competitividade. Nesse sentido, a Secar — marca voltada para produtos domésticos — mudou toda a identidade visual das embalagens do seu difusor de aromas pensando em se manter competitiva.

O difusor Secar Sensações precisava transparecer onde estava realmente posicionado com relação aos outros produtos. As embalagens, então, se tornaram mais intuitivas e simples, proporcionando ao cliente a escolha do produto de acordo com o ambiente em que ele será utilizado. O resultado da mudança foi o aumento de 319% das vendas.

embalagens de produtos

7- Vodka Kadov

A Vodka Kadov também queria mostrar atitude em suas embalagens — e conseguiu. A atual embalagem da Vodka é importada da Colômbia e é produzida com vidro facetado. Ela foi pensada para associar mais dinamismo à bebida, e parece ter uma tela de pintura como rótulo.

A mudança fez parte de várias ações estratégicas para reposicionamento da marca no mercado. Para isso, a Vodka Kadov remodelou a embalagem de forma com que o diferencial da marca fosse percebido. Como resultado, ganhou dois 2 prêmios: o Prêmio Brasileiro de embalagem e o Roberto Hiraishi 2015, por ter a melhor programação visual de embalagem.

embalagens de produtos

 

A embalagem faz parte da experiência

A Natural desejava proporcionar uma experiência de consumo sustentável, enquanto a Sprite buscava proporcionar aos jovens uma experiência de proximidade e participação — não por acaso, esses dois exemplos usaram da mesma ferramenta para atingir seus objetivos: suas embalagens.

É certo, que buscamos a diferenciação em todas as esferas de consumo. E temos cada vez mais recursos tecnológicos e inovações, o que permite que as empresas busquem novas soluções para o sucesso de suas embalagens e mantenham-se competitivas.

CTA24-Blog2016-600x200px-embalagem-alimentos

Por isso, para que a estratégia da marca esteja alinhada em todas as esferas, suas embalagens devem ser bem usadas como ferramentas essenciais para o negócio, pois são elas que farão com que a sua marca se comunique diretamente com o consumidor.

Gostou do post? Aproveite e veja também como fazer embalagens criativas e destacar sua marca no PDV!

We Do Logos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *