As 7 regras de como montar um salão de cabeleireiro

Muitas pessoas tem um sonho, um objetivo, algo que querem muito conquistar, e ficam com um pensamento fixo, uma frase na cabeça… Algo assim, como por exemplo: – Como montar meu salão de cabeleireiro?

Nessa hora, é preciso parar de perguntar e achar respostas, pôr a mão na massa e partir para a ação. Porque não há como montar um salão de cabeleireiro sem antes se planejar com o devido cuidado.

Por isso, pensando em pessoas como você que sabem aonde querem chegar, mas ainda tem dúvidas do que fazer para partir nessa jornada, é que preparamos esta postagem que explica como montar um salão de cabeleireiro sem mistérios.

Dividimos nossas dicas em 7 tópicos, confira!

montar um salão de cabeleireiro

7 dicas de como montar um salão de cabeleireiro

1. Definindo a localização

Existem alguns fatores a verificar. Primeiro, veja se o zoneamento de região permite montar um salão de beleza no local desejado. Em seguida, leve em conta se o tamanho do imóvel e suas condições são adequadas e, é claro, o preço do aluguel.

Mas isso tudo só fará sentido se o salão estiver localizado perto do público que pretende atingir. Normalmente, locais de grande movimentação de pessoas são muito bons para este tipo de comércio, como áreas comerciais e shoppings. Um detalhe que pode ajudar bastante é a facilidade de estacionamento.

2. Estrutura para montar seu salão de cabeleireiro

Normalmente salões de beleza tem 5 áreas principais:

  • Recepção: onde um computador ajuda no atendimento dos clientes e agendamentos. Neste mesmo local pode ficar o caixa.
  • Sala de espera: Um local agradável com sofás, mesinhas, revistas e cafezinho. Pode ter também som ambiente e uma TV.
  • Salão de atendimento: Deve ser espaçoso para acomodar as cadeiras reclináveis, pias, espelhos e balcões. Uma boa iluminação e uma bela decoração são fundamentais.
  • Banheiros: Sempre impecável e de fácil acesso para os clientes.
  • Pequeno depósito: Para guardar materiais e equipamentos.
  • Escritório: Se houver espaço, um pequeno escritório para desempenhar as atividades administrativas pode ser bastante útil e facilita o seu trabalho longe do ambiente de atendimento.

montar um salão de cabeleireiro

Quer mais sucesso para o seu salão de beleza? Veja mais!

Como criar uma marca de sucesso para o seu salão de beleza 
20 exemplos e 7 dicas de cartão de visita de salão de beleza 
6 dicas para criar nomes para salão de beleza 

3. Montando a equipe do salão

Em muitos salões, o proprietário também exerce alguma função operacional, seja como cabeleireiro, maquiador ou qualquer outra. É importante frisar que se esse for o seu caso, é preciso reservar boa parte de seu tempo para as atividades administrativas, de atendimento e de divulgação de seu negócio.

A equipe mínima necessária para se montar um salão de cabeleireiro é:

  • 1 recepcionista
  • 2 cabeleireiros
  • 1 maquiador e esteticista
  • 1 manicure

Dependendo do tamanho do salão, esses números devem ser ampliados.

4. Equipamentos necessários para montar um salão de cabeleireiro

Não basta tesoura, secador e espelho… você sabe disso! Veja esta lista e pense em como adquirir tudo isso:

  • Equipamentos administrativos: Microcomputador e impressora, telefones, armários e prateleiras, máquina de cupom fiscal, mesas e cadeiras.
  • Equipamentos de trabalho: Cadeiras para corte de cabelo, bancadas, espelhos, balcão de atendimento, carrinhos de apoio, mesa e cadeira de manicure, lavatórios para cabelos, cama de massagem e estética, secador de cabelos de tripé e estufa.
  • Equipamentos de bem-estar ao cliente: Poltronas, porta-revistas, jarras e copos, garrafa térmica e xícaras, ar condicionado, som ambiente e aparelho de televisão.
  • Ferramentas de trabalho: Secadores, tesouras, escovas, pentes, bacias, alicates, toalhas e chapas alisadoras.
  • Itens descartáveis: Aventais, toucas, jalecos e luvas.

montar um salão de cabeleireiro

5. Mercadorias e matérias primas

Apesar dos negócios de beleza deste tipo serem usualmente classificados como serviços, você precisará de diversas matérias primas e mercadorias para montar um salão de cabeleireiro.

Mesmo porque, você também pode vender alguns produtos. Não só para uso no salão, mas também para aumentar sua receita com maquiagens, adereços, cosméticos profissionais e até bijuterias, presilhas, nécessaires ou capas de celular e outras pequenas mercadorias que podem ser do interesse de seu público.

Mas vamos concentrar nossa lista naquilo que você vai precisar para desempenhar seu serviço da melhor maneira, veja:

  • Shampoos, condicionadores e cremes para cabelo.
  • Cera e creme para depilação, papel de depilação.
  • Creme para massagens.
  • Esmaltes.
  • Produtos para maquiagem, como rímel, blush, delineador etc.
  • Tinturas e descolorantes.
  • Esfoliantes, hidratantes e outros cremes para pele.

montar um salão de cabeleireiro

6. Investimento para montar seu salão de cabeleireiro

O site do SEBRAE faz uma estimativa em que inclui não apenas a aquisição de todos os equipamentos listados, mas também outras despesas, como uma reforma no salão antes de abrir, custos para registrar sua empresa, incluindo honorários de profissionais e contadores, capital de giro que você deve reservar para tocar seu negócio e também um investimento inicial em comunicação e marketing.

Segundo os cálculos do SEBRAE, o montante necessário para montar um salão de cabeleireiro será de praticamente 80 mil reais! Veja AQUI em detalhes.

7. Como criar materiais de comunicação para seu salão de cabeleireiro

Agora que você já sabe como montar um salão de cabeleireiro, está na hora de pensar na comunicação. Não adianta ter um belíssimo salão, bem equipado e com ótimos profissionais se ninguém ficar sabendo disso.

Já definiu nome e logotipo? E cartão de visitas, folder, site e e-mails marketing? Quem vai criar todos estes materiais para você?

Fique tranquilo: existe uma solução sob medida para quem está iniciando seu negócio e não quer gastar muito na criação desses materiais, mas exige qualidade!

montar um salão de cabeleireiro

Conheça o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa do Brasil, com mais de 85 mil designers profissionais cadastrados.

É super fácil de fazer seu pedido de materiais de comunicação. Você se cadastra no site e por meio de um formulário simples e direto, diz o que precisa e como quer que fique. Em 24 horas você já estará recebendo dezenas de opções para analisar e pedir ajustes até ficar do jeito que você imaginou.

Em pouco tempo você consegue o que precisa, por um preço muito acessível e com alta qualidade. E todo processo é online, inclusive o pagamento, que pode ser parcelado em 10 vezes no cartão.

montar um salão de cabeleireiro

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.