Criando o time dos sonhos para sua startup

Ter o time certo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No caso de uma startup, a importância de você se cercar de uma equipe de altíssimo nível cresce ainda mais. Por sua estrutura enxuta, uma startup precisa ser formada por pessoas com mais fatores em comum além de paixão e determinação. Estes fatores — geralmente responsáveis por unir os fundadores — também são importantes. Porém, sua startup só irá alcançar o tão desejado crescimento quando você formar o time dos sonhos. Pode parecer uma tarefa difícil, mas aqui estão algumas dicas para torná-la totalmente possível.

time dos sonhos startup

Exército Suíço

Barry Schuler, pioneiro da internet moderna e conhecido por ter liderado o time da AOL, considera as táticas do Exército Suíço para explicar a principal característica dos primeiros integrantes do time dos sonhos da sua startup: disposição para trabalhar em diferentes atividades, desempenhando funções variadas nos departamentos que ainda não existem na empresa. Seu diferencial é a facilidade para assumir trabalhos tão diferentes quanto necessários para o dia a dia: marketing, vendas, relações públicas e o que mais for necessário. Verdadeiros multitasks. E assim, só à medida em que a startup cresce, é que vão assumindo posições fixas.

O papel do CEO

Considere as seguintes necessidades: adicionar novas peças para este “Exército Suíço” de que é formado sua equipe, definir quais serão as posições fixas individuais e contratar novas pessoas para as posições. A quantidade de atividades, todas de grande importância, pode ser um tanto assustadora para o CEO. Normalmente focado no produto e no seu desenvolvimento, este profissional não costuma ser muito interessado em envolver-se em questões administrativas, financeiras, de vendas ou outras externas à construção do produto em si. Mas é exatamente para não ter mais que se envolver com estas funções que se reforça a necessidade de se criar um time de sucesso. Só assim a startup vai ser formada pelos profissionais que poderão assumir estas funções.

time dos sonhos startup

Os quatro tipos de profissionais para o seu time

Quando sua startup está em fase de desenvolvimento, você precisa incorporar diferentes tipos de profissionais ao seu quadro já existente, ou substituir peças que não funcionam, para fazê-la atingir a maturidade. Para isso, é preciso saber qual o melhor perfil para ter ao seu lado em cada fase do ciclo de vida da sua startup. Lou Adler, CEO e fundador do Grupo Adler, define em seu livro The Essential Guide for Hiring & Getting Hired (algo como O Guia Essencial para Contratar e Ser Contratado, ainda sem tradução no Brasil) que existem quatro tipos de profissionais: o Pensador, o Construtor, o Melhorador e o Produtor.

Se os dois primeiros são importantíssimos, respectivamente na fase de desenvolvimento e lançamento da startup (o Pensador contribuindo com criação, concepção, planejamento; o Construtor, com a tomada de decisões mesmo com informações incompletas ou ambíguas, liderando em meio ao caos), o Melhorador é o tipo de profissional que deve ser contratado na fase de crescimento rápido. Essencial para fazer a ponte entre esta fase e o período de sustentabilidade, os Melhoradores atualizam e aperfeiçoam processos implementando mudanças necessárias mesmo nas empresas mais burocráticas. É preciso, no entanto, que você esteja atento para a fase de contratação deste perfil de profissional. Se incorporado muito cedo ao time, tende a adicionar regras e regulamentos muito antes que sejam necessários.

time dos sonhos startup

Por fim, os Produtores: este é o tipo de profissional que deve embarcar no seu time dos sonhos quando sua empresa já se encontra plenamente madura. Com atenção meticulosa aos detalhes e ao atendimento ao cliente, é necessário como um alicerce para qualquer empresa de sucesso.

Veja mais para a sua startup!

Confira um guia completo sobre marketing para startup 
Descubra por que você deve aplicar o Design Think para sua Startup

A importância de formar o time certo

Pesquisa da empresa de empregos CareerBuilder revelou que 69% dos empregadores relataram que contratações erradas foram responsáveis pela baixa produtividade em suas empresas, falta de motivação dos funcionários e mesmo por problemas legais.

Com uma informação como esta, reforça-se ainda mais a necessidade de um processo de seleção meticuloso, a fim de identificar os tipos de profissionais que trarão equilíbrio e sustentabilidade à sua startup.

Construir e fazer crescer uma empresa de sucesso é um árduo trabalho e cada decisão deve ser muito bem considerada. Mas formar o time dos seus sonhos é meio caminho andado para tornar esta tarefa um pouco mais fácil.