7 dicas para Designers Freelancers que querem Empreender

Empreender hoje em dia parece ser mais fácil do que antigamente. Mas não é. Tudo bem que hoje há diversas vantagens em ter mais informações e mentores com experiência para te ajudar no processo, mas nada disso funciona para quem não sai da zona de conforto. Com isso, no Brasil tem explodido o número de micro empreendedores e pequenos empresários, criando as mais diferentes soluções para (quase) todo tipo de problema que encontramos no nosso dia dia.

 

É muito comum hoje também, estudantes e funcionários, ainda contratados, que tenham seu negócio próprio como uma segunda atividade. E porque não um freelancer ? Na área de Designer Gráfico, a demanda vem crescendo cada vez mais e novas oportunidades aparecem para estes profissionais. Para você que é freelancer de design e quer empreender, separamos alguns pontos essenciais para começar o seu negócio!

 

Veja mais

Como começar e manter sua carreira de Freelancer
Como ser um freelancer de sucesso e cuidar da sua saúde
5 Dicas de Gestão Financeira para Freelancers
Como otimizar seu tempo como Freelancer

 

1. Faça um Plano de Negócio

 

Apesar de algumas empresas funcionarem sem um plano de negócio, é essencial que o tenha. No documento, todas as informações sobre a marca, posicionamento, concorrência e outros as aspectos que envolve o seu negócio. servem para que você possa estudar estratégias, conhecer melhor o mercado e se planejar com antecedência, que é muito importante tanto como dono de empresa quanto para trabalhos de freelancer.

 

2. Tenha foco

 

Um empreendedor tem ideias a todo momento e quem trabalha com criação não se pode esperar diferente. É comum você pensar em coisas novas para sua empresa a todo momento, mas é preciso também filtrar cada uma delas de acordo com o conceito do seu negócio. Como fazer ? Continue tendo ideias, e quanto mais você tiver mais fácil fica para identificar o que é bom para o seu modelo de negócio ou não. Não se esqueça de anotar tudo que vier a sua mente e implementar na sua marca para ter um feedback sobre isso.

 

3. Encontre outra forma de fazer dinheiro

 

Você como freelancer garante uma renda paralela a alguma outra atividade que já exerce, certo ? Bem, continue assim mesmo depois de abrir um negócio. Depender financeiramente de todo o dinheiro ganho no começo pode não ser uma boa ideia. É preciso pensar e planejar seus gastos, pensar em investimentos e ter um capital de giro para todo esse processo. É preciso de mais um pouco de tempo para se dedicar apenas ao seu negócio.

 

4. Faça parceria

 

Não faça tudo sozinho. Todas as pessoas tem limites e pode ser muito prejudicial tanto na prossifão quanto no pessoal, você dar conta de todo o trabalho sozinho. Encontre parceiros, sócios ou até outros freelancers. Isso faz você ter mais tempo para estudar seu modelo de negócio e acompanhar o planejamento da sua empresa, sem contar que a troca de experiência com o outro é enriquecedora. Mas saiba escolher a pessoa certa para isso!

 

5. Faça Marketing

 

Defina uma estratégia de marketing para engajar seus clientes. Se não der certo, não significa que essa é uma forma errada. Tente em períodos, públicos, épocas e lugares diferentes. E não se esqueça de ter outras alternativas. Muitos tentam na primeira ou segunda vez e desistem. Há vários casos onde a empresa acerta na 40.º, por exemplo.

 

6. Defina as coisas

 

Este tópico na verdade deveria ser o começo de todos. Defina o conceito da sua marca, quantos funcionários você quer trabalhando, qual seu público alvo, quem você quer que compre seu produto ou adquira seu serviço, quanto quer cobrar, quem são seus concorrentes e etc. Esse é o pontapé inicial para começar um bom Plano de Negócio e ajudar a alinhar as atividades com o que espera da sua marca.

 

7. Descanse um pouco

 

É preciso tirar um tempo para descansar e repor as energias gastas. Ter um sócio ou um parceiro não é só para dividir tarefas. O desgaste físico e mental pode prejudicar se você não relaxar um pouco.

 

Agora que você viu estas dicas está mais inspirado para empreender ? Se já está começando um modelo de negócios se identificou com alguma dica acima ? Conte para gente e compartilhe com seus amigos designers empreendedores.

 

Aproveite também e participe no WeLancer, a maior plataforma de Concorrência Criativa da América Latina! São milhares de projetos de design que você pode escolher para participar e ainda garantir uma grana extra para investir no sucesso do seu negócio!

 

Fonte: designbrasil.org.br