Entenda por que o design responsivo tem se tornado mais importante a cada dia

Em meio às mudanças trazidas pela navegação na Internet, um assunto bastante discutido nos últimos anos entre os profissionais que lidam com a criação e a configuração de Web Design é o chamado design responsivo. Você sabe o que é, e por que sua aplicação está crescendo cada vez mais nos dias de hoje? Veja o que separamos para você!

O que é design responsivo

A técnica do design responsivo não é nova, mas vem ganhando novas proporções com a popularização dos dispositivos móveis no mercado. Além dos computadores de mesa, os usuários navegam na Internet através de tablets, smartphones, notebooks, e já existem até televisores e geladeiras que podem acessar a rede mundial para proporcionar algumas funções específicas ao consumidor. O design responsivo significa uma evolução necessária do Web Design, a fim de dar conta das várias resoluções e características de navegadores diferentes.

entenda por que o design responsivo tem se tornado mais importante a cada dia

Se um cliente ou divulgador pretende que seu website esteja instrumentalizado para acesso em vários dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks, desktops e TVs, usando-se o Web Design tradicional seria necessário elaborar praticamente 5 portais diferentes, uma para cada demanda de visualização. Com o design responsivo elimina-se essas novas modelagens, permitindo usar estruturas de código em CSS, JavaScript e HTML para ao mesmo tempo, uma programação funcionar e se ajustar às diversas telas e propostas de navegação.

Como funciona o design responsivo

O design responsivo, nesse sentido, usa as chamadas Media Queries, o que significa dizer que essas expressões de mídia oferecem uma ótima experiência de visualização para quem estiver visitando o Website, cuja folha de estilos se comporta com uma enorme flexibilidade de acordo com o dispositivo que se estiver utilizando. O usuário tem muito mais liberdade. Até mesmo dentro de um mesmo dispositivo, ao se aumentar ou diminuir muito a janela para visualizar o conteúdo de um blog ou portal, a estruturação da programação adapta o que é exibido para o modo de visualização escolhido pelo usuário, usando imagens flexíveis e grades proporcionais, que se ajustam à tela.

Por que o design responsivo é cada vez mais importante

Além de ser ágil para ser usado nos diversos aparelhos à disposição no mercado, preparar de uma vez um design responsivo para um Website evita o retrabalho de adaptação para novos projetos de visualização no futuro. Dessa forma, ele não limita a funcionalidade do Website. Os blogs e portais em geral são preparados pensando na navegação em tela média, dos tablets e computadores de mesa, mas os usuários de dispositivos móveis menores poderão conseguir a mesma qualidade de navegação.

Com a adoção da nova técnica, os objetivos ficarão pautados em torno da flexibilidade, o que vai ajudar na eliminação daquilo que não é essencial no Website. Assim, essa nova visão de Web Design poderá mesmo auxiliar na construção de blogs e portais mais amigáveis e muito mais práticos para se navegar.

O uso do design responsivo garante a acessibilidade com êxito do conteúdo de um Website de maneira independente do meio que o usuário estiver usando para visualizá-lo. Ou melhor, o mesmo site poderá ser bem visualizado tanto no seu pequeno smartphone quanto na televisão de 42 polegadas, sem prejuízo para sua experiência de visualização.

entenda por que o design responsivo tem se tornado mais importante a cada dia

E você, já deixou o site da sua empresa responsivo? Seus consumidores tem acessado informações sobre o seu negócio através de tablets e smathphones cada vez mais, por isso é necessário já estar preparado.

Quer uma consultoria para te orientar quanto a isso? Acesse a We Do Logos, o maior portal para designer gráfico e tire todas as suas dúvidas. Se quiser, deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar ou até mesmo para contar sua experiência com um site responsivo.

 

4 Comentários


  1. Massa! Explicação simples e direta. :))


  2. Opa, que bom que curtiu Marcelo! Abraços


  3. Oi Tallita, ficamos felizes que tenha sido útil! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *