10 Passos para promover a inovação

Para se destacar na competitividade entre as MPEs o empresário precisa inovar! Segundo os dados do Sebrae 20% das empresas que inovam crescem mais que seus concorrentes. Veja 10 passos que podem ajudar a fomentar a inovação em sua empresa

 

1 – Reconheça os mais criativos

Reconheça e recompense a criatividade abaixo da linha de gerência. Não deixe de estimular seus colaboradores.

 

2 – Assuma riscos consideráveis

Assuma e deixe que os outros assumam os riscos também, mas tolere os erros referentes ao esforço criativo. Muitas ideias podem sem menos absurdas do que parece, quando analisada de outra forma.

 

3 – Vença os obstáculos e não se deixe vencer

Seja perseverante em suas ideias. Os obstáculos sempre vão existir, porém podem ser vencidos pela força de vontade. Aceite as perdas a curto prazo para ter ganhos a longo prazo.

 

4 – Pense a longo prazo

Pense estrategicamente e não taticamente. Separe o que é importante para curto e longo prazo e organize suas ações.

 

5 – Continue crescendo

Não se acomode no sucesso de hoje. Nem todas as ideias são imortais.

 

6 – Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia

Excesso de conhecimento específico é tão perigoso quanto não ter ele. Saiba sempre as novidades de sua área de atuação. Para crescer é fundamental ampliar o conhecimento para outras áreas.

 

7 – Tolere as ambigüidades

As ideias surgem derrepente e são desenvolvidas lentamente. Aprenda a toleras as incertezas e frustrações que surgem na hora de resolver uma questão ou tomar uma decisão.

 

8 – Reformule problemas sem solução

A maior dificuldade para resolver um problema vem da forma como ele é abordado e não da falta de soluções. Se esse é o caso reformule todas as questões.

 

9 – Faça o que você mais gosta de fazer

A motivação é importante, mas se as pessoas não fazem o que realmente gostam não há resultados. Se for possível ponha seus funcionários em funções que sejam mais adequadas aos seus talentos. As ideias mais criativas surgem quando as pessoas amam o que fazem!

 

10 – Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo

Modificar o ambiente ou a companhia pode parecer árduo mais, às vezes, é fundamental para o desenvolvimento da empresa. Aprenda a reconhecer isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *