5 Passos para Aumentar a Visibilidade da sua Marca

 

Você quer aumentar a visibilidade da sua marca, mas não tem ideia de como começar? Esse é um dos principais desafios compartilhado por muitos empreendedores. Em meio a tantos concorrentes, é difícil sair na frente e alcançar uma posição de destaque na mente do consumidor.

Porém, a concorrência não deve ser motivo de frustração ou desânimo. Há diversos caminhos que a sua empresa pode seguir para se destacar em meio à multidão. Se está pensando que isso custa caro, está enganado: muitas vezes a criatividade é mais importante do que uma verba alta.

Claro, não existe receita pronta para o sucesso, mas há 5 passos que podem ajudar sua marca a alcançar mais visibilidade. Coloque em prática as dicas a seguir e siga rumo ao sucesso!

1 – Tenha uma Identidade Visual perfeita

A identidade visual de uma marca diz muito sobre ela. Portanto, para ganhar uma visibilidade positiva da sua marca, é necessário desenvolver uma imagem profissional.

O primeiro passo é não economizar muito em tempo e serviços de design. A criação de uma logo e a identidade visual irão acompanhar sua marca para sempre – ou pelo menos por um bom tempo – e por isso deve ser feito por profissionais.

Economizar recursos quando for construir a identidade visual da sua marca pode ser muito prejudicial à empresa. Uma vez que seu blog, seu site e suas redes sociais devem ter visual semelhante, é preciso ter um bom planejamento de identidade antes de colocar a equipe de design para trabalhar – ou contratar um bom profissional que auxilie na realização desse planejamento.

Com um bom planejamento e uma identidade visual marcante, o público terá mais facilidade de reconhecer sua marca em qualquer lugar!

2 – Seja referência em atendimento

De nada adianta oferecer um produto de qualidade se ele vier acompanhado de um atendimento ruim. Por isso, o ponto-chave de qualquer negócio deve ser o suporte oferecido ao público.

Você pode estar se perguntando o que o atendimento tem a ver com visibilidade. Aí vai a resposta: cativar o público por meio do atendimento é de grande importância porque dá a empresa credibilidade e boa reputação, o que é essencial a qualquer negócio!

Um cliente satisfeito certamente se tornará defensor da marca. Além disso, alguém já te indicou uma marca falando “o atendimento deles é ótimo”? Quando seu atendimento é
referência, seu nome cai na boca do povo e as pessoas sentem muito mais confiança em adquirir sua oferta.

Uma boa dica aqui é pedir para que os clientes avaliem seu atendimento nas redes sociais. Explique que isso é importante para você continuar garantindo um bom atendimento e ninguém irá negar uma rápida avaliação. Claro, para pedir isso, é importante que o atendimento seja realmente bom!

Listamos abaixo mais algumas recomendações para a sua empresa se tornar referência em atendimento:

Tenha empatia com o público;
Seja ágil para responder a dúvidas e reclamações;
Nunca seja grosseiro ainda que problemas apareçam durante o atendimento;
Identifique as necessidades e dificuldades do público;
Acompanhe sites de reclamação.

Seguindo esses tópicos, você certamente irá cativar e fidelizar o público.

3 – Seja ativo nas redes sociais

Hoje, 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nesses canais e 80% das pessoas no Instagram seguem ao menos um perfil comercial. Não há dúvidas de que as redes sociais são importantes para qualquer negócio. Elas permitem que as empresas divulguem os produtos na internet e alcancem novos clientes. Essa adesão às mídias sociais se deve a quatro fatores principais:

Presença de público: hoje em dia é difícil encontrar alguém que viva totalmente afastado das redes sociais. O público gasta um bom tempo navegando nos aplicativos e toma decisões influenciadas por eles.

Comunicação rápida: os apps aproximam empresas e clientes. Em poucos cliques, as lojas conseguem compartilhar informações, tirar dúvidas e até mobilizar consumidores.
Baixo custo: manter uma conta nas redes custa muito pouco. Em geral, não existe limite de publicações e há liberdade para criar ações de diversos tipos.

Valorização da marca: os perfis funcionam como uma vitrine, ajudando as empresas a divulgarem e valorizarem os seus produtos. Mais do que simplesmente vender algo, as mídias sociais fazem a marca ser amada pelo público.

Tendo esse fatores em vista, use e abuse das redes sociais. Crie campanhas específicas para cada uma delas e pense sempre no público-alvo – o consumidor do Instagram não é igual ao do Facebook, por exemplo. Preze pela qualidade das postagens e acompanhe as tendências virtuais.

4 – Aposte em marketing de conteúdo

Essa é um dos recursos mais preciosos que uma marca deve investir! Ter um blog, por exemplo, serve para ranquear o seu site, tirar uma série de dúvidas que muitas vezes são comuns a maioria de seus clientes e seguidores, além de criar uma relação entre eles e a sua marca.

A maioria das pessoas antes de realizar qualquer tipo de ação na internet recorrem aos mais diversos tipos de conteúdo para saber se vale a pena ou não investir naquela oferta. É aí que o marketing de conteúdo entra.
As marcas que respondem essas questões e oferecem conteúdo relevante e atualizado em seus canais de comunicação vão ganhando força e tem mais chances de converter visitantes em clientes.

Por isso, fique atento às dúvidas dos seus clientes. Saiba quais são suas motivações, que tipo de conteúdo buscam e utilize uma estratégia de conteúdo para reter os visitantes do seu site.
Os resultados não são visíveis do dia para a noite e demandam muito esforço. Por isso, é necessário paciência e planejamento para colocar essa estratégia em prática.

5 – Aposte em campanhas pagas

Não importa que tipo de oferta você tem, um anúncio bem posicionado é importante essencial hoje em dia. Estar entre os primeiros resultados nos buscadores aumenta a visibilidade da sua marca além de conseguir mais conversões. Nesse contexto, investir em mídia orgânica – aquela referente ao alcance natural da marca – é importante, porém não funciona sozinha. Empresas que estão começando ou que são pouco conhecidas pelo público podem sair prejudicadas se contarem somente com os resultados orgânicos.

Por isso, sugerimos que você adote também estratégias pagas. Elas servem para impulsionar as publicações nas redes sociais e ranquear melhor a empresa nos motores de busca, como Google e Bing. Assim, a empresa marca presença na internet e se destaca dos concorrentes com mais facilidade.

Lembre-se, você não precisa gastar milhões para isso! As ferramentas mais utilizadas por quem trabalha com mídia paga e links patrocinados são Google Adwords e Facebook e Instagram Ads. Para utilizá-las, você pode começar com valores baixos e ir aumentando se for necessário. Para se destacar o mais importante é dedicação. Como falamos aqui, a concorrência acirrada não deve ser motivo para desespero. É possível se destacar no mercado por meio de ações simples e baratas. Basta encontrar a melhor estratégia para o seu negócio e dedicação para implementar as mudanças.

Usar as redes sociais de maneira criativa, caprichar no atendimento e atuar em marketplaces são só algumas das estratégias que você pode adotar. Deixe a imaginação falar mais alto e foque na conquista de credibilidade para o seu negócio. Consequentemente, a marca se tornará conhecida, e o faturamento irá aumentar!

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