7 dicas para uma boa apresentação

Veja as dicas oferecidas pelo colunista da revista Inc, Jeff Haden, para manter o controle e realizar uma boa apresentação, mesmo quando surgirem os imprevistos.

 

 

Pratique

Ensaie tudo o que você irá falar, o máximo que puder. Isso inclui não só saber tudo o que irá dizer, mas também pensar nas possíveis perguntas que podem ser feitas a você. E não se esqueça, apresentações muito formais podem ser cansativas. Tente realizá-la como uma conversa. Apresentações interativas e informais são as melhores.

 

 

Não se prenda a uma ordem

Não se prenda a uma ordem na hora da apresentação, saiba todos os tópicos fora dela. Pois caso alguém perguntar algo que ainda será dito, você poderá responder tranquilamente e retornar ao assunto anterior sem se perder. Não fica legal responder “vamos falar nisso em breve”.

 

 

Seja pessimista

Pense em imprevistos que podem acontecer durante a apresentação como atrasos, computador travar e outros que podem fazer com que sua apresentação tenha menos tempo e planeje o que você deve fazer para sua performance correr bem.

 

 

Planeje

Entre todas as formas de expressar suas ideia, pense na melhor. O ato de se imaginar fazendo uma explicação convincente o trará mais confiança.

 

 

Não demore a responder

As perguntas colocarão sua preparação à prova. Por isso é importante pensar nas possíveis questões que podem ser feitas. Demorar a responder pode passar desconfiança, dá a entender que você está inventando algo.

 

 

Aprenda com a experiência

Existem momentos em que você comete um erro e a platéia nem percebe. Mas aprenda e não o repita.

 

 

Não trave

Manter o controle é algo importante, treine e tente a cada dia ganhar mais confiança.
Chega uma hora em que o jogo de cintura se torna automático e o nervosismo desaparece 😉

 

 

(via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *