7 ferramentas que vão lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

Nós sabemos que não existe projeto gráfico ou visual sem cor. O mesmo vale para a tipografia, disposição dos elementos e também a hierarquia de cada conteúdo na peça, layout ou qualquer outro projeto. O problema é que nem sempre acertar na escolha da cor para o seu trabalho é fácil e isso acontece porque, além de escolher a tonalidade certa para cada produção, é preciso também pensar nas cores análogas e em como cada tonalidade vai ser transmitida para o interlocutor, cliente ou consumidor.

Com isso o trabalho se torna muitas vezes estressante, desgastante e acaba nos consumido uma quantidade incrível de ideais criativas. No entanto, já existem no mercado algumas ferramentas capazes de minimizar e muito essa preocupação e fazer, com que pelo menos no quesito cores, nossas vidas sejam bem mais fáceis.

Paletton

A ferramenta é online e gratuita, o que já facilita muito a vida do designer.  A Paletton permite que você crie sua própria paleta de cores, que pode até mesmo ser feita como uma roda de cores, como você preferir e se sentir melhor para trabalhar.

Além disso, a ferramenta online permite que você também altere a saturação, combinação de cores, sombras e que compartilhe sua paleta em diversas redes sociais.

7 ferramentas que vao lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

Adobe Color CC

O software da Adobe é um dos queridinhos dos designers quando o assunto é cores. Com ele é possível criar uma roda ou paleta de cores, com uma diferença: o software lhe dá algumas sugestões de cores análogas, cores tríade, entre outras opções. Ele ainda lhe dá dicas e sugestões em uma imagem. Para isso basta que você suba o arquivo, assim a ferramenta consegue fazer uma análise e sugere a composição de sombras, cores, saturação, entre outras.

Como é da família Adobe, o Adobe Color CC possibilita que você abra seus projetos no Illustrator, InDesign ou Photoshop e ainda salve suas paletas de cores ou utilize a paleta de outros usuários.

7 ferramentas que vao lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

ColoRotate

Se você tem dificuldade em compreender como as cores conseguem se correlacionar, essa ferramenta é a ideal para você. Isso porque o ColoRotate apresenta as cores em formas tridimensionais, fazendo com que a visualização e a compreensão entre as tonalidades fique mais clara e concisa.

7 ferramentas que vao lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

Flat UI Color Picker

Essa ferramenta online é, na verdade, um banco de dados de cores. O site conta com uma série de cores e suas variações, que são nomeadas e colocadas em blocos. Por isso ela é mais usada por aquele designer que sabe qual cor quer usar, mas que não se lembra do seu nome ou não sabe quais as variações que ela possui.

7 ferramentas que vao lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

PLTTS.ME

PLTTS é outro banco de dados. No entanto, ele funciona como fonte de inspiração e também de referência para muitos designers. Isso porque é possível que os usuários subam suas próprias paletas de cores e que façam anotações e avaliações de cada uma presente no site, assim como escrever especificações de cada tonalidade e avaliar as paletas salvas.

7 ferramentas que vao lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

Pictaculous

ferramenta tem um grande diferencial: ela sugere qual a tonalidade você deve usar em cada imagem. Paras isso basta que você envie a imagem pelo site através do upload. Além disso, ela é online totalmente gratuita e funciona também com imagens bem coloridas.

7 ferramentas que vao lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

COLOUlovers

Assim como o nome sugere, a ferramenta é ideal para quem é apaixonado por cores. Isso porque o site, que é gratuito, possibilita que você crie suas paletas e as suba na plataforma, além de permitir que os outros usuários façam a mesma coisa e compartilhem as suas com outras pessoas. Da mesma forma, você também pode usar a paleta de outro usuário.

7 ferramentas que vao lhe ajudar a escolher a cor certa para seu projeto

E você? Já experimentou alguma dessas ferramentas? Conte pra gente o que achou! Aproveite e coloque em prática todas essas dicas no WeLancer. A maior oportunidade de trabalho para freelancer de design gráfico conta com centenas de projetos e clientes reais. Além de criar um portfólio iradíssimo para você, ainda concorre a uma grana extra. Muito top, né? Acesse WeLancer.com e participe já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *