7 passos para otimizar seu tempo e aproveite as festas de final de ano

Digamos que a indústria criativa não é a mais tranquila para trabalhar, devido aos projetos com cargas de trabalho pesadas, demandas competitivas e prazos constantes na sua caixa de e-mail podem fazer qualquer Buddha beirar o estresse. E como o tempo não é possível de controlar, é necessário distinguir o urgente do circunstancial para definir bem as prioridades. Parece complicado, mas basta foco e disciplina para desfrutar dos benefícios que a sua organização pode fazer por você no dia a dia.

1. Tenha um caderno “caixa de entrada” 

Divida este caderno em seções com coisas pessoais, do trabalho e das áreas da sua vida que você considera essenciais para o momento. É interessante manter a área “inbox” para escrever tudo que vier á sua mente. Esta pequena ação permite que você continue focado na atividade que esta realizando e se mantenha tranquilo que não vai esquecer depois. Sua mente não deve ser utilizada como um arquivo, já o caderno sim.

otimizar tempo festas final de ano

2. Adote uma rotina diária  

Seguir uma rotina diária exige disciplina e atenção ao seu próprio corpo. Dormir e acordar em horários alternativos não permite que seu corpo compreenda se deve dormir mais ou ficar alerta para um novo dia que começa. Dormir a noite inteira faz com que seu sono seja mais reparador que cochilar durante o dia, além de melhorar sua disposição para trabalhar longas jornadas. Refeições leves estão inclusas nesta dica: se você precisa continuar um trabalho complexo logo após o almoço, não exagere para não sofrer a sonolência da digestão.

otimizar tempo festas final de ano

3. Tenha uma agenda

Agenda serve para compromissos, e lista de tarefas para as listas de tarefas do dia. Separando-as você consegue observar rapidamente como vai ser o seu dia de trabalho, e manejar prazos caso receba algum trabalho urgente do qual não é possível recusar. Faça listas diárias, semanais e metas mensais. Acostume-se a criar dias mais tranquilos para equilibrar a rotina de momentos corridos. Equilibro é a chave para se manter fiel as suas datas.

Veja também: Como gerenciar projetos e profissionais no ambiente online pode otimizar seu tempo!

4. Analise o que te distrai e elimine

Manter o ambiente organizado a sua volta facilita que sua atenção esteja voltado para o momento, sem pensar em como esta bagunçado e precisa ajeitar aquela papelada ao lado. Se não tiver tempo de organizar tudo, separe rapidamente o que vai ser usado e guarde em um local longe da sua vista. Volte a sua bagunça depois e foque no que esta acontecendo agora. Se for o celular, desligue todas as notificações de redes sociais e concentre-se em ver apenas nos horários de intervalo.

5. Utilize pomodoro para tarefas mais administrativas 

O pomodoro pode ser encontrado via sites na internet ou em forma de aplicativo para IOS e android. O pomodoro tem a função de te manter focado, e quando passar 25 minutos o alarme ativa e desperta para você se distrair por alguns minutos.

otimizar tempo festas final de ano

6. Estabeleça horários para responder os e-mails

Sua caixa de e-mails não é sua to do list. Estabeleça três horários ao dia para entrar no e-mail e processar o que chegou de novo. Acostume-se a fazer isso frequentemente e sua caixa vai ser controlada por você, não o contrário. Para organizar o e-mail, crie marcadores como “processar”, “responder” e “acompanhar”. Se, toda vez que você precisa ler um e-mail maior e definir que é algo que pode esperar, designe aquele e-mail para processar, e se for algo que você não pode responder no momento, mas deve uma resposta, mova para  a caixa de “responder”, e se algum cliente deve resposta utilize a caixa “acompanhar”, mas não esqueça de revisar essa caixa todos os dias.

7. Calcule seu tempo e acrescente mais para projetos

Preste atenção ao seu corpo e reflita quantas horas de noite são necessárias para dormir, praticar atividade física, descansar e trabalhar nos projetos de modo a entrega-los no prazo. É uma forma mecânica, mas interessante de analisar onde você perde tempo e qual a sua necessidade diária para conseguir tocar projetos grandes em um curto espaço de tempo sem ser prejudicado pela própria saúde.

otimizar tempo festas final de ano

Com estas dicas já é possível colocar todos os projetos e não desenvolver sintomas de estresse. Portanto coloque as dicas em prática, e tenha um ano final de ano com as pessoas que você gosta ao lado =).