A evolução de logos famosos

Apple


O primeiro logo da Apple foi desenhado por Jobs e Robert Wayne, um dos sócios da empresa na época. A imagem era a representação de Newton e a maçã. Como a imagem tinha muitos detalhes a percepção da mesma seria comprometida, principalmente nas aplicações. Então no fim dos anos 70 o designer Rob Janoff teve a missão de criar uma nova representação para a indentidade visual. O símbolo foi inovador, já que na época as empresas concorrentes como IBM e Microsoft usavam só a representação tipográfica.

 

 

Ford


Wills CH foi o designer responsável pelo desenho do logo da Ford. Engenheiro e desenhista, Wills acompanhou a empresa desde sua construção. Foi ele quem criou o emblema oval, que embora tenha sido levemente modernizado não fugiu da idéia central. O desenhista faleceu em 1940, mas o emblema ainda se mantém vivo, remete as experiências e é considerado um fio no tecido da cultura da empresa, segundo Jan Valentic, vice-presidente de marketing global da Ford. O logotipo oval de fundo azul e detalhes prateados é utilizado desde 1976.

 

 

IBM

 

 


O Logo da IBM é muito conhecido por sua letra listrada e azul, mas para chegar até essa fase o visual passou por muitas mudanças. A primeira foi em 1911, a segunda em 1924 quando a empresa adotou o nome International Business Machines Corporation. No fim dos anos 40, a alteração foi para marcar as transições que a IBM vinha sofrendo. Em 1956 a reformulação foi devida troca de presidência. Já 1972, foi o ano em que o famoso o logo listrado em azul foi criado, tendo em vista simbolizar velocidade e o dinamismo da empresa na época.

 

 

Shell


O nome Shell surgiu pela primeira vez em 1891 como a marca do querosene que a empresa Marcus Samuel and Company enviava ao Extremo Oriente. O primeiro logo foi criado em 1901, uma concha mexilhão. Em 1904 uma concha de vieira. Já no ano de 1915, Shell Company da Califórnia construiu seus primeiros postos de combustíveis e precisava se destacar da concorrência, então optaram pela imagem com tons fortes – vermelho e amarelo, cores que acompanharam a marca ao logo dos anos.

 

 

UPS


A companhia que começou com três irmãos fazendo entregas a pé e de bicicleta só teve seu primeiro logo criado, após a fusão de sua empresa com a de um concorrente local. Desta forma surgiu o escudo com uma águia carregando um pacote. O logo foi sofrendo algumas transformações até chegar o logo atual, que foi criada por Paul Rand e levou 2 anos para ser projetado.

 

 

Fonte: Inc
Veja Também!!

Grandes empresas que renovaram a identidade visual

Você sabe o que é marca e o porquê de registrá-la?

Saiba o que pode ou não na hora de registrar sua marca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *