A influência das cores

As cores estão muito ligadas à emoção e podem influenciar psicologicamente na reação do público que se deseja alcançar. Sendo assim a escolha da cor na realização de um trabalho, dependendo da situação, pode causar reações positivas ou negativas, pois se tratam de elementos que provocam estímulos imediatos. Por este motivo é primordial estar por dentro da psicologia das cores e seus significados. Grandes marcas usam esse conhecimento para chamar mais atenção do consumidor.

 

Veja as cores aplicadas em alguns logos:

 

VERMELHO

Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor.
Cor quente e intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como o amor e a paixão. Esta cor normalmente afeta a pressão sanguínea e a fome, por isso é muito usada para incitar emoções fortes ou a vontade de comer.


ROSA


Apreciação, delicadeza, feminilidade, gentileza, gratitude, inocência, romantismo, leveza.
O Rosa é uma cor extremamente feminina, causa sensação de delicadeza e inocência.

 

LARANJA


Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude.
O laranja é a fusão do amarelo com vermelho e pode representar atributos de ambas as cores. É menos intenso que o vermelho, usado para mostrar divertimento, alegria e estimular o apetite.

AMARELO


Cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade, energia solar e aquecimento.
O amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é claro e bem visível. Em um logo ele é comumente usado para designar atenção, criar alegria e aquecimento.


VERDE


Ambiente ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade.
O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor agradável e neutra. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas empresas vem usando essa cor.


AZUL


Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade.
Esta é a cor mais usada em logos de automóveis e tecnologia, poi passar a ideia de confiabilidade e segurança.

ROXO


Cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade.
O roxo é uma combinação de vermelho e azul, trazendo características de ambas as cores, mas com força de realeza ou luxúria. É muito usado em logos de lojas de produtos finos.

MARROM


Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, seriosidade, submissão, cacau, café, utilidade e madeiramento.
Usado em logos relacionados à construção ou empresas relacionadas à natureza e seus produtos.

PRETO


Autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição.
Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.

CINZA


Autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade, humilhação e neutralidade.
Cinza é um tom entre branco e preto, decorrente disso ele é uma mistura de ambos. Normalmente vem acompanhado de outra cor, por ser um tom neutro.

BRANCO


Limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento.
Branco é universalmente a cor da paz e da pureza, mas cuidado, em culturas como as orientais, o branco representa a morte e deve ser evitado. Muito usado em logos com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.

Veja outras marcas famosas e suas respectivas cores

 


Fonte: designontherocks/ designtaxi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *