A primeira impressão é a que fica

A primeira impressão é a que fica. E a forma como você se veste e se porta podem influenciar na impressão de um cliente ou parceiro sobre você e, consequentemente, nas negociações. Então separamos 5 dicas, oferecidas pela especialista em pesquisas sobre inteligência social e emocional, Vanessa Van Petten . Sobre como causar uma boa impressão ao iniciar uma conversa, sem deixar de ser autentico. Ou seja, não precisa fingir. É só ter atenção em alguns detalhes.

 

 

 

 

 

 

Determine seu objetivo

Antes de chegar a qualquer evento ou encontro, reflita sobre que tipo de pessoa você deseja encontrar e que interação quer ter. Principalmente em locais que você sabe que irá conhecer muitas pessoas. Assim você não fica perdido e não perde tempo com o que não será interessante para você.

 

 

Vestimenta

Pode parecer mentira, mas roupas e acessórios dizem muito sobre você e podem ser itens significantes para um julgamento inicial. Você não precisa fugir do seu estilo, mas deve estar ciente se a sua vestimenta, cabelos e/ou maquiagem condizem com a mensagem que deseja passar. Não adianta chegar descolado, quando seu contato será realizado em um ambiente muito formal.

 

 

Linguagem corporal

A posição dos seus pés, como você se senta, a força com que aperta a mão, são exemplos de postura que dizem muito sobre você. E cada uma tem um significado, bons e ruins. Então evitar cruzar os braços e as pernas, se recostar muito relaxado ou ficar brincando com objetos, por exemplo, é fundamental.

 

 

 

Deixe o mau humor em casa

Não adianta ir a um encontro depois de um dia cheio, pois dificilmente você estará receptivo. As pessoas percebem, através de sua expressão, o mau humor e a ansiedade. Se o dia não foi bom, fique em casa, assista a um vídeo, ouça uma música e descanse.

 

 

Mostre interesse e seja interessante

Esteja aberto a conhecer pessoas e se interessar por quem elas são. É péssimo encontrar uma alguém e perceber, logo de cara, que ela só está ali por obrigação. Quando for a eventos e encontros, mostre vontade em conhecer as pessoas e saber mais sobre elas. Assim a conversa fica mais interessante e o contato duradouro.

 

(via)