Marketing sensorial. Aflore os 5 sentidos de seus clientes!

O marketing sensorial estuda o comportamento do cliente através de seu vínculo emocional com o serviço e ou produto oferecido. Ou seja, ele explora os 5 sentidos do seu cliente e proporciona experiências únicas e prazerosas, além de ser um diferencial competitivo.

 

Um restaurante natural, por exemplo, pode usar o marketing sensorial ao colocar no ambiente essências que remetem ao cheiro de matas e sons que lembram a natureza. Isso cria uma atmosfera especial, proporciona o bem estar e favorece o sabor do alimento.

 

Para Wagner Campos, especialista em marketing e varejo, os cinco sentidos – visão, audição, tato, paladar e olfato, muitas vezes, são responsáveis por nossas decisões. “Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais o espaço no ponto de venda, centralizando os esforços na transformação da experiência de consumo em uma atividade envolvente e marcante.”

 

Como usar?

Segundo o especialista “o Marketing Sensorial não exige um investimento muito alto e dá resultados práticos em curto prazo, além de personalizar a experiência da compra, destacando o estabelecimento junto ao consumidor.”

O especialista selecionou algumas dicas para melhorar os resultados da sua empresa através do marketing sensorial!

 

Visão

Evite poluição visual – excesso de cores e objetos decorativos. O produto deve ser destacado, mas sem confundir o público com excesso de mensagens. Opte por cores que identifiquem sua ideologia.

 


Audição

Disponha de uma rádio interna própria. Isso pode ser um radio ou computador com uma seleção sonora que tenha haver com a empresa e o seu público. Veja qual o volume ideal para o seu negócio. Musica alta em lugares agitados, por exemplo, pode atrapalhar! Imagine um restaurante italiano tocando Heavy Metal no horário do almoço.

Tato

O consumidor tem o hábito de “vê com as mãos”. Facilite o alcance dos produtos, isso proporciona agradáveis experiências.

 


Paladar

Oferecer ao cliente agrados como doces, balas ou qualquer outra guloseima que agregue sabor e características visuais e olfativas podem tornar a experiência da compra inesquecível. Assim como satisfazê-lo com um brinde.

 

Olfato

Personalize o ambiente com essências que tenham haver com o negócio, mas cuidado! Use discretamente ou seu cliente ficará enjoado com o odor.

Fonte: Faça Diferente

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