As 3 principais ferramentas que todo designer deve saber do Photoshop

Um mundo inteiro de possibilidades pela frente resume tudo o que pode ser feito com o Photoshop, software essencial para todo designer que se preze. Empreendemos a tarefa de selecionar três ferramentas essenciais desse software para você que está adentrando a área do design. Confira abaixo e acompanhe nosso blog para mais dicas sobre esse programa!

 

Ferramenta 1 – A Varinha Mágica (“Magic Wand Tool”)

as 3 principais ferramentas que todo designer deve saber do photoshop

A Varinha Mágica não poderia faltar na nossa lista. Trata-se da mais importante ferramenta de seleção do programa, fundamental para selecionar um objeto específico da imagem, desde que haja contraste de cores relevante com o fundo. Isso mesmo, a varinha mágica identifica um objeto por suas cores, com um nível de precisão customizável. É possível configurar, na barra de opções da ferramenta (canto superior da tela), o nível de sensibilidade à cor, se for interessante incluir ou excluir da seleção nuances mais ou menos fortes. O segredo da precisão da seleção é a uniformidade da cor de fundo da imagem e o nível de contraste possível entre o fundo e o objeto. Para a seleção de objetos cujo fundo não seja uniforme, como um céu azul ou uma parede colorida, por exemplo, é preciso usar ferramentas de seleção mais avançadas. É importante que o objeto selecionado não tenha cores semelhantes com a do fundo, para que a mesma não entre na seleção.

Para realizar a seleção basta escolher a ferramenta e clicar sobre a área de fundo que se deseja retirar da imagem. O nível de tolerância pode ser ajustado na barra superior de opções da ferramenta. Caso esta barra não esteja visível para você, vá ao Menu Janela – Opções. Veja uma boa explicação nesse vídeo aqui. Resultados como estes podem ser obtidos com a varinha mágica.

 

Ferramenta 2 – Conta Gotas (“Eyedropper Tool”)

as 3 principais ferramentas que todo designer deve saber do photoshop

Presente também no Corel Draw, esta incrível ferramenta é totalmente intuitiva. Ela permite a captura de uma cor específica de qualquer outro objeto ou local da imagem a ser trabalhada. Esta ferramenta é muito usada para correção de olhos vermelhos, já que basta clicar na cor natural dos olhos da mesma pessoa em outra foto para obter a coloração desejada em primeiro plano (como apresentado na imagem abaixo) e selecionar novamente os olhos com reflexos avermelhados para obter a cor exata.

as 3 principais ferramentas que todo designer deve saber do photoshopCom esta ferramenta é possível também identificar com facilidade as cores originais de um logotipo, caso esteja construindo um logo e tenha que seguir as especificações de identidade visual da marca.

 

Ferramenta 3 – Band-Aid (“Healing Brush Tool”)

as 3 principais ferramentas que todo designer deve saber do photoshop

Outra ferramenta intuitiva, a Band-Aid é muito usada para correção da pele em fotos. Espinhas, manchas, linhas de expressão e cicatrizes são facilmente reparadas utilizando-a. Para usá-la, basta selecionar a ferramenta, manter a tecla ALT pressionada, clicar na área de pele sem mancha e soltar o ALT ao posicionar o cursor sobre a parte a ser corrigida.

Uma dica extremamente útil para conseguir um resultado perfeitamente natural com esta ferramenta é buscar a cor ideal nas áreas mais próximas possíveis da qual se pretende corrigir, já que temos uma incrível variação de nuanças da pele em uma mesma foto.

 

E você, tem mais alguma ferramenta útil para Photoshop? Conte para gente e aproveite essas dicas na hora de realizar uma criação bem caprichosa para o seu cliente. No WeLancer, são dezenas de clientes aguardando criações para sua marca e a sua chance de ganhar uma grana extra sem precisar sair de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *