Como escolher o melhor ponto comercial para alugar?

Quando decidimos abrir um negócio, uma atitude muito importante a ser tomada é a escolha do ponto comercial para alugar no qual iremos investir. Diversas questões devem ser levadas em consideração neste momento, uma vez que a escolha do local errado pode trazer muitos problemas e até riscos à empresa.

Um dos primeiros passos para encontrar o imóvel ideal é analisar o quanto você poderá gastar e qual a localização perfeita para seu negócio. A estrutura do local também deve ser avaliada, além de outros quesitos como segurança e necessidades que o tipo de empresa que você tem irá precisar. Confira cinco pontos importantes para observar e escolher o ponto comercial para alugar sem erros.

Preço do aluguel

O valor que será gasto com o imóvel é um dos primeiros e principais pontos que deve ser analisado. Além do aluguel, tenha em mente que precisará arcar com contas básicas e recorrentes como internet, água e luz. Alguns empreendimentos comerciais também incluem taxas de condomínio e IPTU (Imposto Territorial Urbano).

Também é conveniente analisar se o custo-benefício será interessante ao negócio. Avalie ainda se o valor cobrado condiz com o tipo e tamanho do imóvel e com a região onde ele está. Pesquise a média de preço por metro quadrado do bairro e compare com o que encontrou.

Localização

Outro detalhe importante ao escolher um ponto comercial para alugar é a localização do mesmo. Além de analisar o movimento de possíveis consumidores e clientes na região, observe a segurança do imóvel e também da rua e seus entornos.

Verifique se a região tem clientes para seu negócio. Por exemplo, uma loja de luxo pode não render bons resultados em um bairro simples e periférico, enquanto uma loja de apelo popular pode não funcionar em um bairro nobre. A existência de estacionamentos próximos, estações de metrô e até mesmo vagas permitidas para a parada na rua são pontos importantes.

Analise também como é o comércio próximo ao local que deseja. Ter por perto lojas que completem o seu negócio pode trazer mais clientes e também indicações de outros lojistas. A localização do ponto comercial para alugar pode ser praticamente decisiva para o seu sucesso.

Tipo de imóvel

Cada tipo de negócio necessita de uma infraestrutura, espaço e detalhes específicos em um empreendimento. Por isso, analise sua empresa, quantidade de funcionários e necessidades estruturais antes de buscar um ponto comercial.

Se você necessita de estoque, por exemplo, convém um local com galpão ou sala fechada para armazenar os produtos. Já se você oferece serviços, um escritório predial, com sala de espera e portaria é o ideal.

Documentação do imóvel

Analisar a documentação do ponto comercial para alugar também é necessário. Verifique junto à Prefeitura e ao Cartório de Imóveis local se o empreendimento não tem pendências jurídicas. Vale também verificar a situação do proprietário. Em alguns casos, a penhora ou requisição judicial do bem podem afetar o contrato de aluguel.

Caso você ache necessário, converse com o corretor de imóveis de sua confiança ou busque os serviços de um advogado imobiliário.

Possibilidades no contrato

Por se tratar de um ponto comercial para alugar, alguns locadores podem desejar fazer alterações no imóvel. Para isso ser possível legalmente e sem problemas posteriores, como multas ou necessidade de voltar como era antes para entregar o imóvel, estabeleça a possibilidade de mudanças em contrato.

Determine o valor do aluguel, índice de correção que será utilizado para reajuste, prazo do contrato e qualquer outro detalhe que as partes interessadas julgarem importantes. O documento é a garantia, tanto do proprietário quanto do locador, de que tudo será cumprido.

Com as dicas acima você pode procurar o ponto comercial para alugar que atende suas necessidades e ter certeza de que fez um bom negócio. E você? Tem mais dicas para alugar um imóvel comercial? Conte para a gente nos comentários.