Como Jony Ive se tornou um dos designers mais influentes do mundo

Embora Steve Jobs estivesse presente nas discussões sobre o design de cada aparelho da Apple, é Jonathan Ive que muitas vezes está à frente de cada detalhe do design de cada produto da empresa. Hoje, ele é vice-presidente de design industrial da Apple e em cada um dos produtos da organização há traços idealizados ou aprovados por ele. Você tem um produto da Apple em suas mãos? Tenha a certeza de que há ideia de Ive nele!

Quem é Jonathan Ive?

O inglês Jonathan Ive nasceu no ano de 1967 na cidade de Chingford. Filho de artesão, ele aprendeu que todo produto feito precisava de um cuidado especial e que tudo que fizesse deveria ser bem feito. Como carregou isso para toda a sua vida, pode aplicar no seu trabalho de designer.

Ive estudou na Newcastle Polytechnic onde pode conviver com designers de artes variadas e já começava a criar alguns produtos. Depois da graduação completa, ele conquistou alguns prêmios como Royal Society of Arts e fundou uma empresa de design. Essa mesma empresa passou a fazer parte do departamento da Apple em 1992. A empresa não ia bem até que em 1997 Jobs voltou e uma nova era de produção começou.

Trabalho na Apple

Hoje, os cuidados com os detalhes dos produtos e com sua originalidade é algo tão intenso que o departamento de design da empresa trabalha em um local com janelas escuras e totalmente fechado, pois é secreto.

Vários protótipos são desenvolvidos e apresentados em reuniões. Cada detalhe é avaliado minuciosamente, tanto dos aparelhos quanto das suas embalagens. Por isso, para que algo fique pronto leva meses. As ideias de Ive são muitas vezes colocadas em vários materiais e moldes, para que todos os novos detalhes sejam reproduzidos e atendam ao solicitado por Ive e Jobs.

Os conectores para o Macintosh original foi um dos primeiros projetos de Ives após a volta de Jobs. Porém, foi o iMac G3, em 1998 que se destacou com o trabalho de Ive. O plástico colorido e translúcido e o gabinete curvo são os destaques dessa criação.

Com todo sucesso, o processo de criação continuou com o trabalho em grupo das equipes de engenharia, design e fabricação, para que um produto inovador e atrativo pudesse ser lançado pela empresa. Foi assim que produtos como o iPhone, MacBooks e iPod foram criados. Sempre procurando fazer a melhor peça, com bom acabamento e design atrativo.

Teve também o iPad que revolucionou o mercado, principalmente pelo uso do touchscreen que por sinal foi ideia do Ive. Hoje ele é um design respeitado em todo o mundo e uma das pessoas mais poderosas da Apple. Financeiramente, o design industrial também se destaca dentre os profissionais da área.

Sempre que você tiver aceso a um produto da Apple lembre-se que embora Steve Jobs seja o nome mais lembrado e divulgado, para estar em suas mãos o produto passou pelo olhar clínico e pelas ideias de Jony Ive, um dos designers mais influentes do mundo.

Você já conhecia algo sobre essa história? Comente!