Como Trabalhar o SEO: 7 Dicas Para Colocar seu Site na Primeira Página


Como trabalhar o SEO é uma dúvida que paira na mente de muitos criadores de conteúdo.

Afinal, ele é uma das ferramentas mais poderosas que uma empresa pode utilizar para ter um bom posicionamento no google.

Todo mundo quer ter seu site no topo da primeira página de respostas do google.

A verdade é que, ele precisa ser aplicado em tudo, até nos seus anúncios para que funcione, afinal, se você não conhece o termo certo que fará com que o público chegue até a sua página, seu site ficará esquecido.

Atualmente as pessoas recorrem a internet para pesquisar tudo. Quando precisamos de uma receita por exemplo, nós não mais procuramos nos livros de receitas e sim no google.

Da mesma forma funciona para resenhas, feedbacks, lançamentos, produtos.

Mas você sabe como funciona exatamente o SEO?

SEO: Search Engine Optimization

SEO significa Search Engine Optimization, em outras palavras, otimização para ferramentas de buscas.

Ele consiste em um conjuntos de técnicas e habilidades que tem como propósito chegar o mais próximo possível do termo do que o consumidor pensa enquanto pesquisa algo e aplicá-lo em seus sites e redes sociais.

Desse modo, toda vez que alguém pesquisar por aquele termo, encontrará seu site como resposta e consequentemente, os acessos aumentarão.

O objetivo final de como trabalhar o SEO, é melhorar o posicionamento de um site de forma orgânica e natural, através apenas da qualidade do conteúdo postado.

Por segundo, o google recebe cerca de 2 milhões de pesquisas em seu site. Os usuários querem tirar dúvidas, achar respostas para as mais diversas questões e pesquisas apontam que os sites mais bem avaliados, têm a maior parte desses acessos.

Pensa comigo, o seu carro quebra e você precisa ir a uma oficina. Ao chegar no local, você encontra dezenas delas. Em quantas você entra e pesquisa até finalmente comprar o que precisa?

Duas, três no máximo. Poucas pessoas iriam entrar em todas.

E no google é da mesma forma, ao pesquisar por algo, o consumidor explora os 3 primeiros links e dentre eles, decide em qual comprar.

Apenas 0,78% das pessoas vão até a segunda página.

O google tem critérios rígidos de rankeamento. Não basta apenas trabalhar bem a palavra-chave ou criar o melhor dos conteúdos. 

Ele leva em consideração os links externos que indicam seu site, o tempo que a url existe, a qualidade do site em questão de carregamento, comunicação visual.

São dezenas de critérios avaliados. O SEO trabalha todos eles.

O algoritmo da ferramenta de busca está constantemente mudando e o erro que a maioria dos profissionais de site cometem é tentar decifrar e burlar a máquina.

Quando na verdade, tudo gira em torno de pessoas.

Cada vez o google quer melhorar a experiência do usuário e chegar mais próximo à intenção real do momento da compra.

A última atualização do algoritmo, chamada Google Hummingbird, foca justamente neste aspecto, entender a psicologia por trás da busca do usuário e aplicá-la para oferecer a melhor experiência de navegação possível.

Veja então 7 dicas para otimizar seus resultados nos navegadores.

7 Dicas de Como Trabalhar o SEO e Otimizar Seus Resultados Nos Navegadores

1 – Tenha um blog;

2 – Pense nas pessoas e não na máquina;

3 – Trabalhe as Redes Sociais;

4 – Tente entender a intenção de busca do usuário;

5 – Aprenda como trabalhar o SEO nas suas imagens;

6 – Explore a ferramenta Google Meus Negócios;

7 – Acompanhe frequentemente as atualizações do algoritmo.

1 – Tenha um Blog

O google prioriza quem mantém seus conteúdos atualizados com frequência. Dificilmente você conseguirá isso com um site organizacional ou uma loja online.

Por isso ter um blog facilita essa parte. Nele você postará conteúdos com frequência, mantendo-o sempre atualizado.

Além disso, o google leva em consideração a popularidade e autoridade de um site. Quando as pessoas começam a recorrer ao seu blog para buscar conteúdos dispostos em artigos, ele entende que você é uma referência na área e dá mais credibilidade ao seu conteúdo.

Por isso, invista em conteúdo rico para seus leitores.

2 – Pense nas Pessoas e Não na Máquina

Tudo é sobre pessoas, desde a programação do algoritmo até a pesquisa, são pessoas tentando suprir suas necessidades.

Pessoas reais como eu e você. Pense nisso ao trabalhar seus termos chaves e toda sua semântica, de forma a chegar o mais próximo da intenção do usuário no momento daquela pesquisa.

3 – Trabalhe as Redes Sociais

Todo mundo foca muito nos sites e esquecem das redes sociais, principalmente o Youtube.

A plataforma é a segunda com maior número de acessos por segundo.

E frequentemente vídeos relacionados ao tema pesquisado e com SEO bem trabalhado, aparecem como resultado de busca no topo da página.

Pense nisso ao criar um canal e postar vídeos.

No da We Do Logos, você encontra todo o conteúdo do podcast, em vídeos. 

4 – Tente Entender a Intenção de Busca do Usuário

Se seu termo chave for pão-de-queijo, tente entender porque as pessoas estão pesquisando por ele.

Não seria melhor utilizar “receita de pão-de-queijo” ou “onde comprar pão de queijo”?

5 – Aprenda Como Trabalhar o SEO nas Suas Imagens

Antes de subir uma imagem, mude o nome do arquivo para o termo que você deseja otimizar e faça o mesmo com o texto alternativo da imagem.

Boa parte das pesquisas no google são por imagens, principalmente em negócios como a We Do Logos, que precisa de referência de portfólio constantemente.

6 – Explore a Ferramenta Google Meus Negócios

Essa ferramenta ajuda quando a busca é por negócios locais, como indicação de loja ou restaurantes por exemplo.

Ela fornece todas as informações da empresa de forma prática e rápida.

Além disso, é uma ferramenta acessível, que permite que deficientes principalmente visuais, consigam ter acesso aos mesmos resultados, com a mesma facilidade, fortalecendo a inclusão.

7 – Acompanhe Frequentemente a Atualização do Algoritmo

Mas faça isso pelo blog oficial do google. Lá é atualizado com frequência e com as informações verídicas da plataforma.

Assim você evita informações pela metade que possam prejudicar seu trabalho.

Conclusão

O SEO é um trabalho de formiguinha, que deve ser feito aos poucos e sempre.

Você nunca estará com o SEO perfeito a ponto de não precisa mais trabalhá-lo.

Diariamente ele precisará ser aplicado para acompanhar as mudanças.

Essa semana, no PodCast Fala Empreendedor trouxemos a Maria Carolina Avis, professora de marketing digital e autora do livro SEO de verdade (você encontra o livro aqui), para ensinar da melhor forma como otimizar suas plataformas e alcançar os melhores resultados de rankeamento.

Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Estamos disponíveis no Spotify, Itunes, Anchor.

Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.

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