Como Transformar Seguidores em Clientes: 4 Dicas Para Vender Mais.

Saber como transformar seguidores em clientes é o sonho de todo o empreendedor, porém o caminho pode não ser tão fácil quanto parece.

Não é fácil chamar atenção de muitas pessoas em uma rede social com milhões de perfis.

De acordo com o socialbakers, durante a pandemia do Covid-19, o Instagram teve um crescimento de engajamento considerável em relação aos outros períodos do ano. Isso significa que as pessoas estão passando mais tempo na rede social e interagindo mais com outros perfis e marcas.

Falando de números, de acordo com a Canal Tech:

  • O Instagram bateu a marca de 1 milhão de usuários ativos em Junho deste ano;
  • O crescimento foi de 60% em relação ao mesmo período do ano passado;
  • As compras pela plataformas dispararam durante a pandemia, trazendo um aumento de 40% apenas nos primeiros 15 dias de Março.

Ou seja, é um fato que o perfil de consumo mudou. Na internet, o cliente não é passivo e sim ativo. Ele está buscando, está interessado.

Vamos entender melhor.

Mudanças no Perfil de Consumo: Como Transformar Seguidores Em Clientes

Diferentemente da venda física, onde é preciso captar os clientes e trazê-los à loja, na internet o cliente pode ver você a hora que quiser.

O que é bom por um lado, pode trazer um desafio do outro. Mais gente comprando significa mais gente vendendo, e para se sobressair em meio à concorrência é preciso de uma diferenciação.

Mas se chamar a atenção dessas pessoas é um desafio, algumas ações estão aí para ajudar a melhorar o engajamento da sua página e, por conseguinte, aumentar as chances de possíveis compradores do seu produto ou serviço.

Uma maneira de se destacar dentro do seu nicho é criar um subnicho, onde seu produto tenha uma característica, um diferencial que nenhum outro tem, criando uma diferenciação.

A questão maior da internet é que os conteúdos estão ali, sendo oferecidos gratuitamente e é preciso fazer com que esses seguidores deixem de ser apenas seguidores que consomem seus conteúdos para serem seguidores que comprem seus produtos ou serviços.

Mas como fazer isso?

Quando falamos em como transformar seguidores em clientes, não queremos dizer somente em internet.

Aquele empreendedor que tem uma loja física, pode E DEVE usar a internet para atrair a atenção do seu público, despertar o desejo e posteriormente fazer com ele se dirija a loja pra comprar.

E com as vendas pela internet é o mesmo. 

O famoso funil de vendas atua em várias etapas, para chamar a atenção dos clientes, despertar o interesse, provocar o desejo de compra e por último finalizar a ação.

Separamos então 4 dicas pra você que já passou da etapa da atração e quer que seus seguidores de fato comprem de você!

4 Dicas De Como Transformar Seus Seguidores em Clientes

Quer saber como transformar seguidores em clientes? Então se liga nas dicas!

1 – Conheça Seu Público.

As redes sociais fornecem informações estatísticas sobre seu público dentro das próprias plataformas. É importante estudar sobre como essas pessoas agem e interagem: do que gostam, do que não gostam, o que mais procuram, etc.

Dessa forma fica mais fácil entender qual caminho seguir durante a criação de conteúdo.

Acompanhe os dias e horários em que o seu público está mais ativo. A partir disso, tente formular estratégias para chamar atenção dos seus seguidores.

2 – Se Relacione Com Seu Público.

Entenda o real problema do cliente e como você pode fazer para ajudar. Um erro comum dos iniciantes é se preocupar apenas em vender. Criar um relacionamento com o potencial cliente é essencial para que a relação entre empresa-cliente seja prolongada.

As pessoas se cansam de apenas ver oferta e oferta e oferta, elas querem uma conexão com a loja, um apego emocional que as faça comprar.

3 – Construa um Conteúdo Relevante.

Esse é o ponto para criar o apego que falamos acima.

Mas espera aí, o que é um conteúdo relevante?

Informação boa e útil. São muitas etapas para realizar a conversão. Você precisa entender quais são as necessidades do seu público, seus interesses e o que estão procurando. 

Tirar dúvidas dos seus seguidores cativa e prende a atenção dele na sua página. 

Desse modo, quando você for realizar a divulgação de algum produto ou serviço da sua empresa, o seguidor irá elevar sua marca em detrimento a outras em uma possível decisão.

Na Comunicação, chamamos esse método de Marketing de Conteúdo. 

4 – Promova o “Curta e Comente”.

O Instagram está sempre de olho em toda interação que fazemos, e quando vê que as pessoas estão curtindo e comentando, ajuda e trabalha o algoritmo a seu favor

Por isso, termine suas postagens com um CTA (call-to-action, ou chamada para ação), estimulando seus seguidores a curtirem e comentarem.

Tire também um tempo do seu dia para interagir com as publicações que aparecerem em seu feed., responder comentários e directs e interagir com perfis e hashtags dentro do seu nicho.

Conclusão

Em resumo, um relacionamento para com o seus seguidores facilita a fidelização dele com a sua marca.

Agora é só colocar em prática. Lembre-se de oferecer a melhor experiência possível para seus seguidores enquanto eles estiverem em seu perfil, vendo seu conteúdo.

Estão prontos para conquistar o público?

Essa semana, no PodCast Fala Empreendedor trouxemos a Paula Petrucio especialista do Presença Digital do Zero e expert em vendas para falar das mudanças no comportamento do consumidor e como captar esses clientes.

Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Estamos disponíveis no SpotifyItunesAnchor.

Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.

E não esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos para levar nosso conhecimento cada vez mais longe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *