Copywriting: Como Utilizá-la nos Negócios e Escrever Textos que Vendem?

Copywriting é um conjunto de técnicas usadas para construir textos que possuem o objetivo de fazer com que o leitor tome uma decisão ou realize uma ação.

Essa é uma das principais técnicas para estratégias de venda e de marketing e deve estar presente no seu negócio, seja ele online ou offline.

O copywriting está presente em todo lugar e hoje, com a pandemia do coronavírus, as empresas migraram para a internet e uma grande demanda e procura sobre copywriting começou a explodir.

 A internet se tornou uma vitrine para qualquer negócio e por isso deve-se aproveitar das melhores oportunidades.

O copywriting é uma técnica você precisa colocar dentro da sua estratégia para poder extrair o melhor das suas campanhas.

“Ok…Mas como assim escrever? Eu já faço isso…”

Exatamente! Mesmo sem saber que estão utilizando, todos usam copywriting quando estão escrevendo textos ou legendas para alguma estratégia de marketing e vendas.

Porém, por falta de conhecimento, utilizam de uma forma errada ou não tão qualificada. Nem todo texto é necessariamente um texto que vende.

Aprendemos desde cedo a escrever e ao longo da vida, vamos aperfeiçoando as técnicas de redação com o melhor português, domínio da gramática e ortografia.

Mas para vender você não precisa de um texto que passe na redação do ENEM.

Um profissional de copywriting vai estudar seu público e realizar testes específicos para saber qual tipo de estratégia funciona melhor com os seguidores da sua empresa ou marca.

A partir disso, ele vai desenvolver textos utilizando gatilhos mentais para atrair o público e fazer com que realizem alguma conversão útil para sua empresa, seja atração para lista de emails, grupo ou até mesmo compras.

Existe copy perfeita? SIM! Aquela que vende.. Se você consegue convencer seu cliente a comprar com uma frase, essa é a copy perfeita para você.

Se em outra empresa, textos maiores trazem mais resultado, essa é a copy perfeita deles. Quantas marcas você tem na cabeça que ficaram famosas por seu slogan?

Ele nada mais é do que uma copy.

Mas afinal, qual a diferença de Copywriting e Copyright?

Essas duas palavras possuem a infeliz coincidência de serem muito similares na escrita e na fala. Apesar disso, essas palavras possuem um conceito completamente diferente e sem nenhuma ligação. Por isso, hoje vamos acabar com essa dúvida.

– Copywriting

Como  decorrido ao longo desse texto, Copywriting está ligado à uma estratégia de produção textual com o objetivo de fazer o leitor realizar uma ação específica. De maneira ética, o profissional de copywriting manipula o que o leitor vai ler ou perceber para que a pessoa tenha vontade de comprar.

– Copyright

Copyright é totalmente diferente do que vínhamos falando nesse texto. Copyright é, nada mais e nada menos que direitos autorais. É a partir do Copyright que um autor assegura seus direitos sob sua obra. O copyright é usado para evitar cópias de trabalhos originalmente feitos por outra pessoa. Resumidamente, é a forma como você protege seus trabalhos autorais. A partir dele você consegue processar indivíduos que copiam ou pirateiam trabalhos originais.

Então devo contratar um Copywriter?

A resposta curta é: Talvez. Um profissional qualificado e com experiência pode ajudar muito na sua estratégia de marketing e vendas e fazer com que os resultados da sua empresa sejam cada vez melhores.

Entretanto, devemos lembrar que Copywriting é uma habilidade e que pode ser adquirida. Você pode oferecer cursos para os profissionais da sua empresa para que desenvolvam essa habilidade sem a necessidade de contratar um profissional da área. 

Se você ou algum profissional da sua empresa desenvolve essa habilidade, você vai conseguir controlar  a maneira que as pessoas vão realizar ações em seu site. De uma maneira ética, você manipula o que a pessoa consegue escutar, ver e perceber para que a pessoa desenvolva a vontade de comprar. 

O maior erro dos iniciantes de copywriting…

É não ter paciência. Se você tiver paciência para testar estratégias, maneiras de marketing, as chances da sua campanha dar certo é bem alta. Um dos maiores erros é colocar todas as fichas em uma estratégia como se ela fosse validade, verdadeira e definitiva. É necessário testar, testar pequeno para escalar o necessário.

Conclusão

É de extrema importância ter um profissional especializado em copywriting na sua empresa para gerenciar esse tipo de estratégia e ajudar para que os resultados melhorem cada vez mais.

No episódio dessa semana do podcast “Fala Empreendedor”, trouxemos Rafael Albertoni – o maior especialista de Copywriting do país e fundador da SBCopy – para falar um pouco mais sobre como escrever textos que vendem.

O podcast está disponível no Anchor, Spotify e Itunes, Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.

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Clique na imagem abaixo e ouça! 

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