Criar Curso Online : 6 Dicas Para Ter Sucesso!

Criar curso online é uma vontade de muitos empreendedores, que não colocam em prática por medo ou por achar que não possuem recursos o suficiente.

A questão é que se o conteúdo é bom, raramente o aluno irá se prender a estrutura técnica, se esta não alterar a qualidade do aprendizado.

Durante a pandemia houve um boom no aumento das formações e certificações online.

De acordo com a Udemy em fevereiro de 2020:

  • Matrículas em cursos online cresceram 425%;
  • Aumento de 55% na oferta de cursos criado por instrutores;
  • Empresas e governos também estão aderindo mais a cursos online: aumento de 80%.

E a quarentena ainda não havia iniciado, estima-se que esse número tenha aumentado exponencialmente.

Muitas pessoas aproveitaram o tempo livre para aprender algo novo, outras porque perderam seus empregos e precisaram se aperfeiçoar ou profissionalizar em algo para conseguir novas chances.

Da mesma forma, ainda há aqueles que tiveram redução na carga de trabalho e aproveitaram a flexibilidade e menor custo que um curso online traz, para aprender algo que sempre quiseram.

Então se você quer criar um curso online, agora é o momento!

Mas você entende as vantagens de optar por ensino online?

Por Que Criar Curso Online é a Melhor Opção

De acordo com o MEC, diferente das demais modalidades, o ensino a distância é o que mais cresce no Brasil.

Somado a isso, o custo de produzir e vender um curso online é infinitamente menor do que um presencial, uma vez que não há a necessidade de local para ministrar as aulas e a necessidade da presença em vários dias.

Se você pensa que precisa de um grande material profissional, equipes para edição, você está enganado.

Atualmente os celulares contam com câmeras de excelente resolução e som, o que facilita a gravação.

E independente do conteúdo do seu curso, SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM INTERESSADO.

Basta uma boa estratégia de marketing e vendas.

As principais plataformas de hospedagens de cursos oferecem treinamento para publicação e dicas de marketing e divulgação.

A We Do Logos por exemplo, conta com a parceria da Sales Farm. Mas existem outras.

Veja abaixo 8 plataformas para você hospedar seu curso:

Se você já se convenceu que curso online é uma ótima alternativa, veja algumas dicas para por o seu em prática.

6 Dicas Para Criar e Lançar Seu Curso Online

1 – Planeje o conteúdo

É importante ter tudo bem definido e alinhado para que as estratégias funcionem e seu curso tenha sucesso.

Estude bem todos os processos envolvidos, como funciona a plataforma que hospedará o curso, quanto será cobrado, quem ajudará na edição e publicação, qual estratégia de marketing será utilizada para o lançamento. Mesmo que hajam terceiros responsáveis por essas etapas, é importante que você as conheça e saiba como funcionam.

2 – Tenha Uma Boa Câmera Ou Celular

Com o planejamento feito e conteúdo definido, chegou o momento de gravar. Escolha um local com boa iluminação e filme sempre com o celular fixo e deitado para que não hajam grandes movimentações na imagem.

Se preciso ensaie antes e sempre confira o vídeo para ver se há a necessidade de regravar alguma parte.

3 – Tenha Um Roteiro em Mãos

Não importa se você conhece o conteúdo de cor e salteado. Falhas acontecem quando a gente menos espera e estar preparado para lidar com elas da melhor forma evita surpresas.

Se ao menor sinal de confusão ou esquecimento de alguma parte, se torna mais fácil corrigir que já houver o conteúdo a mão do que se for preciso refazer toda a gravação do bloco.

4 – Edite o Vídeo.

Se você ficará responsável por esse processo, existem programas de edição de vídeo que são bem simples e intuitivos e podem ser manuseados até pelos mais leigos.

Criar uma vinheta padrão de abertura e uma capa de thumbnail para cada vídeo com seu conteúdo deixa a comunicação visual mais profissional.

5 – Publique o Vídeo na Plataforma

Com tudo pronto e finalizado, só falta fazer o upload e divulgar o curso.

Assista às aulas para ver se ficou como você queria ou se houve alguma falha da plataforma no processo de upload.

6 – Tenha um Calendário Editorial de Divulgação

O trabalho pesado para vender o curso será agora. Tenha uma estratégia de marketing bem definida e faça cada etapa com atenção.

Ter um calendário de divulgação preparado ajuda. Assim você pode criar um cronograma com as etapas de apresentação do conteúdo pro público, até que os leads estejam aquecidos e o curso possa ser lançado e vendido.

Conclusão

São muitos os motivos pelos quais você deve SIM, tirar do papel seus planos de ter um curso.

Mas se mesmo após ler tudo você ainda ficou na dúvida, a gente te ajuda.

Essa semana, no PodCast Fala Empreendedor trouxemos a Carolina Novaes, que criou seu próprio curso online, sem nenhuma ajuda profissional, apenas curiosidade e vontade de aprender.

E ela conta como foi esse processo, se foi mais fácil do que pensava e o que foi preciso de material.

Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Estamos disponíveis no Spotify, Itunes, Anchor.

Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.

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