De olho no rótulo “verde”

De nada adianta uma sinalização indicando que um produto ou serviço estão ecologicamente corretos se as informações descritas não possuem clareza nas informações sobre o processo de fabricação e comercialização que o caracteriza “verde”.

 

De olho nisso o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) implantou algumas normas para certificar a sustentabilidade de um serviço ou produto e evitar a banalização do uso dos selos pelos mesmos.Os anúncios devem conter informações ambientais possíveis de comprovação e que sejam exatas e precisas.

 

Através da pesquisa “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a RSE”, realizada pelos institutos Ethos e Akatu, foram definidos alguns padrões que devem ser seguidos por empresas sustentáveis na hora de divulgar seus produtos. Confira “Os Sete Pecados da Rotulagem Ambiental”.

 

1. Pecado do Custo ambiental camuflado – Não se pode dizer que um produto é “verde” baseado apenas em um atributo ou em um conjunto restrito de atributos ambientalmente corretos.

 

2. Pecado da Falta de Prova – divulgar que um produto é ecologicamente correto sem provas que possam validar essa informação.

 

3. Pecado da Incerteza – Ocorre quando uma informação é vaga e não é compreendida pelo consumidor.

 

4. Pecado do Culto a falsos rótulos – Quando há símbolos e dizeres que remetem a um produto ou serviço socioambiental, quando na verdade não são.

 

5. Pecado da Irrelevância – Quando é fornecida uma informação sem relevância. Ou seja, o rótulo confunde e pode levar a pessoa a deixar de procurar opções melhores.

 

6. Pecado do “Menos Pior” – As informações ambientais podem até ser verdadeiras, mas não retratam o impacto causado pela empresa como um todo.

 

7. Pecado da Mentira – baseia-se em declarações ambientais falsas.

 

 

Fonte: Faça diferente

 

Veja Também:

Embalagem de pasta dental reduz custos do fabricante e desperdício do consumidor

Embalagem reciclável que fideliza clientes

Informações que devem conter em uma embalagem

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *