Design de alianças de casamento: 5 dicas para escolher

O design de alianças de casamento é sem dúvida uma das mais importantes escolhas que você fará durante os preparativos da cerimônia. Afinal, este símbolo da união do casal permanecerá com você, em sua mão, até que a morte os separe… bom, isto é o que desejamos!

E como escolher um belo design para alianças de casamento? Já pensou nisso? A tradição fala em alianças de ouro e as mais comuns são lizas, sem pedras ou desenhos. Mas, nos dias de hoje, o design de alianças de casamento permite uma variedade de detalhes, formas e até materiais.

Vale lembrar, que o design tem que estar relacionado na identidade do seu casamento. Isso é muito importante para mostrar o conceito não só aos convidados, como também para o fornecedor, que vai ajudar bastante também na hora de executar o serviço para você.

design de aliança de casamento

Veja também: Escolha a cor ideal para o seu casamento

 

5 dicas para o design de alianças de casamento

 

1- Escolha o metal precioso de sua aliança

O metal precioso mais presente no design de alianças de casamento é o ouro. Realmente ele é muito bonito, mas também é caro! Existe a possibilidade você optar por outro metal, como prata, e fazer um banho de ouro, muitas joalherias oferecem essa opção, mas você deve ficar atento a qualidade deste trabalho. Quanto ao ouro, existem algumas ligas que mudam sua cor, surgindo os chamados “ouro branco”, “ouro vermelho” e “ouro velho”, em que se mistura o metal precioso a outros, menos nobres, para mudar sua cor. O efeito pode ser bem bonito, dependo do seu gosto. Muitas pessoas, inclusive, misturam parte da aliança numa liga de metal e outras partes em outra, fazendo um conjunto interessante e diferenciado.

 

Já pensou nisso? Logo para casamento

 

2- Formato para o design de aliança de casamento

Os dois mais comuns são o chato, em que a aliança é como se fosse uma fita de metal recurvada ao redor do dedo, e o abaulado, com um efeito sobre as paredes do anel, para que ele não fique liso, mas semelhante a uma argola. Uma terceira opção é fazer a superfície da aliança convexa, dando um toque diferenciado a ela.

 

3- Usando pedra na aliança

Neste caso, devemos evitar o exagero, o que descaracterizaria  o design de uma aliança de casamento. Alianças de noivado, principalmente em países como Estados Unidos e Inglaterra, costumam ter pedras as mais diferentes e variadas. Mas, no caso de alianças de casamento, o usual são pequeninos diamantes incrustrados na joia ou uma fileira deles fazendo toda a volta. Uma opção ao diamante é a zircônia , uma pedra muito mais barata e ainda assim bonita.

 

Confira: Inspire-se com modelos de convites para casamento totalmente diferentes!

 

4- Desenhos e textura

Brilhante ou fosca? Como prefere o design de sua aliança de casamento? Esta possibilidade existe, inclusive misturando os dois tipos de acabamento para formar faixas ou desenhos como corações e outras formas. Filetes também são muito usados, e se combinados com diferentes texturas e brilhos podem transformar sua aliança de casamento num peça única.

 

5- inscrições

A inscrição na parte interna com a data e o nome dos noivos (normalmente a aliança de um tem o nome do outro) é a mais usada. Mas você pode escrever o que quiser em sua aliança, apenas tome cuidado com o espaço disponível… Agora, se você quer fazer uma inscrição externa e inovar no design de alianças, fique a vontade! Afinal, é você quem decide o que é melhor para esta data tão importante.

 

Veja mais: 25 exemplos de convites de casamento personalizados

 

Escolher o design de alianças de casamento é uma das partes mais gostosas de toda festa. Mas não para por ai: tem os convites e envelopes, as lembrancinhas, banners e muito mais. Já pensou em usar a plataforma de concorrência criativa da We Do Logos e receber diversas propostas de design para esses e outros materiais preparados por artistas e profissionais especializados? Experimento, os resultados são surpreendentes!