Dicas de postura para reuniões e apresentações

Ficar nervoso em uma alguma apresentação ou reunião é normal, porém existem certas posturas e movimentos, que para a linguagem corporal, denunciam o que realmente estamos sentindo, independente do que verbalizamos.

 
Por isso existem livros e cursos que ensinam sobre manias que devemos evitar, assim como técnicas que auxiliam a aumentar a credibilidade. Veja alguns pontos que podem ser trabalhados para melhorar a postura na hora de lidar com o público.

 

 

Contato visual

O olho no olho é uma forte característica da confiança. Em uma reunião o contato visual deve ser mantido o tempo todo ou na maior parte dele.

 

 

Manias

Estalar os dedos, brincar com a caneta ou outros objetos, mexer as pernas inquietamente são ações comuns, mas que causam impressão de nervosismo e insegurança.

 

 

Postura

Em uma reunião não se encoste na cadeira de forma relaxada, principalmente com as mãos na nuca, isso transmite desinteresse. Faça o contrário e incline-se para frente, essa postura estabelece mais intimidade e mostra interesse pelo assunto que a pessoa esta falando.

 

 

Gestos

Os gestos podem ilustrar o que você tem a dizer, mas faça-os sem exagero.

 

 

Não cruze braços e pernas

Braços e pernas cruzados, na linguagem corporal, significam uma atitude defensiva. Evite!

 

 

(via)