Dicas para atrair clientes

Começar um negócio sem conhecer quem são os consumidores potenciais é um erro de planejamento que pode custar a vida da pequena empresa. E o planejamento começa antes de o negócio abrir as portas, claro, por isso, antes de partir para as vendas, é importante ter uma experiência prévia na área e fazer uma lista de pessoas que se interessam pelo produto. Confira outras dicas fundamentais!!

 

 

Ative seus contatos

O primeiro passo para conseguir clientes é espalhar a notícia de que a empresa existe. Desde o começo, o que funciona é o networking e o boca a boca – real ou virtual – dos clientes também.
Acione sua rede de contatos e comunique amigos, familiares e conhecidos de que você está se dedicando a um novo negócio. Aproveitar as redes sociais para manter contato é um bom caminho, sempre atento a como estabelecer o contato.

 

Conheça seus clientes

Se você não tem uma rede de contatos específica do seu negócio, faça um estudo e descubra quem seriam os seus clientes potenciais. Visitar os concorrentes e conhecer muito bem o negócio e sua região de atuação ajudam nesta tarefa. Quando o negócio já estiver em operação, mantenha contato permanente com os clientes através de e-mails e divulgações.

 

 

Encontre formadores de opinião

Boa parte do começo de um negócio depende do boca a boca. Assim, colocar sua empresa na pauta de quem entende do negócio pode ser uma boa estratégia.
Quando se trata de negócios de serviços, quanto mais exposição houver, melhor. Por isso, mesmo que você já tenha uma base de consumidores, visite potenciais clientes. Não pare de buscar novos compradores. Neste setor, as pessoas se baseiam em referências que colhem com amigos e familiares, dessa forma, é importante também atrair a atenção de quem entende do assunto, identificar pessoas formadoras de opinião e convidá-las a experimentar seu serviço, por exemplo.

 

Prepare os vendedores

Não adianta fazer publicidade do seu negócio e, quando o cliente decide conhecê-lo, encontra um atendimento ruim. Treine o time de vendedores para que eles não causem constrangimento ou desconforto nos consumidores. Ou seja: esteja preparado para o ato de vender. Vender precisa ser uma oferta, uma sugestão. Os vendedores devem estar prontos a oferecer soluções e se propor a ajudar sem forçar a decisão do consumidor.

 

 

Fonte: Exame

 

 

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