Dicas para atrair e reter a atenção do seu público-alvo.

Conseguir chamar a atenção do seu público não é tarefa muito fácil. Afinal, a concorrência é sempre grande na maioria dos ramos e nichos empresariais. Quando você consegue se destacar no mercado, ainda esbarra em um desafio maior, que é a fidelização dos clientes conquistados.

Se você já conseguiu identificar qual é o seu público-alvo, saiba que já andou meio caminho para o sucesso do seu negócio. Sem saber exatamente para quem sua empresa foi criada, fica difícil aprimorar seus serviços e estabelecer o foco em suas estratégias de marketing.

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Por isso, separamos este post, com algumas dicas que vão te ajudar a como atrair e reter a atenção do seu público-alvo. Preste atenção:

Saiba onde seu público está

Além de identificar seu público, é fundamental que você saiba exatamente onde ele está, quais são seus gostos, seu poder de compra, quais são os seus problemas e necessidades e, o principal, de que forma seu negócio pode ajudá-lo de forma mais eficaz do que seu concorrente.

Fale diretamente com o seu público

Se você quer ampliar a sua cartela de clientes não existe outra forma mais eficaz do que falar diretamente com ele e em sua língua. O consumidor atual não sofre mais tanta influência de propagandas generalistas, como nas décadas passadas. Ele só se torna cliente de uma marca quando encontra nela respostas para suas perguntas e se identifica com sua filosofia.

Marque presença na web

Hoje, não importa se é a compra de uma viagem ou de um creme hidratante. Ou se é a contratação de uma babá ou de um buffet. O consumidor vai para a internet pesquisar referências, preços e a reputação da marca.

Então, para atrair seu público e criar uma boa imagem na internet, você precisa ser transparente e conseguir chamar sua atenção. Mas você se pergunta: de que forma vou conseguir fazer isso? A pergunta pode ter várias respostas e se fundamentam no marketing digital. Veja  as principais estratégias que vão te ajudar a reter e conquistar ainda mais clientes:

  • Marketing de conteúdo: é uma estratégia digital capaz de engajar pessoas de forma muito eficiente. Esqueça aquelas propagandas que praticamente “empurram” os produtos para o consumidor. O marketing de conteúdo, ao contrário, trabalha o conceito da fidelização de clientes pelo engajamento. Ao oferecer conteúdo rico e interessante como Ebooks, vídeos, podcasts e infográficos através do seu blog, você se torna uma referência na área em que atua e ganha boa reputação. Vale lembrar: o ponto forte dessa ação é oferecer ao público entretenimento e/ou informação, basicamente. Esse conteúdo deve ser disponibilizado gratuitamente, mas é interessante pedir o e-mail do visitante antes de entregar o material. Na dica abaixo você vai entender o porquê.
  • E-mail marketing: o correio eletrônico é uma forma bastante útil de reter clientes, principalmente aqueles que tiveram uma única experiência de compra com você. Esse e-mail, além de indicar promoções ou dicas relacionadas aos produtos, também pode ser uma ponte para o marketing de conteúdo, já que você pode colocar chamadas com os posts mais recentes. Mas atenção: se na dica anterior o cliente busca o conteúdo por conta própria, no e-mail marketing é você quem vai até ele, então não seja inoportuno enchendo sua caixa de entrada. E nunca compre mailings. Dispare seu material somente para os clientes que disponibilizaram seus contatos para a sua empresa.
  • Redes sociais: hoje elas estão em todo o mundo e alcançam praticamente todas as classes sociais. O Facebook, por exemplo, tem o seu 2º maior público no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Use as redes sociais como ferramentas para atrair e engajar seus clientes. Ofereça conteúdo relevante e esteja preparado para atender a todo tipo de interação, já que cada vez mais essas redes têm funcionado como um SAC.
  • Anúncios: anunciar na web é outra dica preciosa para quem deseja ganhar visibilidade. O Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo, são as ferramentas mais usadas atualmente. No segundo, por exemplo, é possível anunciar para nichos específicos. Posts patrocinados em blogs, Twitter e Instagram de perfis influentes na área também são boas pedidas. Não se esqueça de utilizar o Remarketing para conseguir fisgar os clientes no momento certo e na hora certa!

dicas para atrair e reter a atenção do seu público alvo

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