Dicas para quem que abrir uma empresa sem empréstimos ou investidores

Veja as dicas do empreendedor Ilya Pozin, fundador da Ciplex, agência digital voltada para startups e pequenas empresas, sobre como abrir um negócio com recursos próprios gastando o mínimo possível e minimizando os riscos dessas estratégias.

Segundo o empreendedor, para o site Inc, quem abre uma empresa sem contar com empréstimos ou investidores, precisa sabre como lidar muito bem com os gastos, pois qualquer erro pode comprometer o caixa e os planos de crescimento.

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

Validar a ideia

Para saber se sua ideia de negócio é boa, não adianta perguntar só para amigos e familiares, pois eles, no intuito de lhe animar, nem sempre darão a resposta verdadeira. Não deixe de pedir, também, a opinião de pessoas que não irão ganhar ou perder nada com a sua empresa como clientes e empresários experientes, por exemplo.

 

 

Procure um mentor

Peça conselho a pessoas que irão lhe desafiar e fazer com que você defenda melhor suas idéias, de preferência um profissional que atue na mesma área que você deseja atuar. Leve em consideração o que ouvir e continue em busca de feedbacks.

 

 

Dedique-se aos clientes

Metade do seu tempo deve estar dedicado aos clientes. Busque informações como quem ele é, onde está e suas necessidades, por exemplo. A outra metade é criar um serviço ou produto que atenda e supere essa expectativa. Lembre-se! Seus clientes serão suas referências, eles que irão fazer gerar mais negócios.

 

 

Reinvista tudo no negócio

Pozin gastou mais dinheiro que recebeu quando fundou sua empresa, tudo para criar algo que superasse a expectativa dos clientes. “Não ficava com nenhum dinheiro para mim”, conta. “Quem foca em lucratividade muito cedo acaba desenvolvendo um produto medíocre, e isso não vai gerar novos negócios. Daí, o empresário vai precisar gastar todo o lucro que recebeu para prospectar outras oportunidades” Completa.

 

 

Comece cedo o seu marketing

Existem várias formas de realizar o marketing de forma barata e efetiva. Pesquise o que se enquadra ao seu negócio. Invista os lucros no marketing, quanto mais cedo melhor. Isso pode ser feito antes do produto ser lançado.

 

 

Encontre um sócio

Começar uma empresa com poucos recursos e sozinho é difícil. Procure um sócio e compartilhe com ele sua paixão por esse negócio. Ah! Ele não precisa seu idêntico a você.

 

 

(via)