O Que é Dropshipping e Como Utilizar Para Ganhar Dinheiro?

Em resumo, Dropshipping é uma técnica no qual se utiliza o estoque de terceiros para a realização de vendas da sua loja. Hoje em dia, algumas das maiores empresas de venda trabalham com essa técnica.

Quem trabalha com vendas de produtos na internet ou quer começar a trabalhar, se vê diantes de uma grande dúvida: Como ter um estoque que atenda as necessidades da minha empresa?

Por muito tempo, a resposta dessa dúvida separava as empresas bem sucedidas das ‘nem tanto’ assim.

É preciso de um conhecimento mínimo de Administração e Contabilidade para saber qual a quantidade ideal de produtos que dê conta dos pedidos sem que falte ou sobre.

E isso por muito tempo foi um grande empecilho para quem queria começar a ganhar dinheiro mas não dispunha de espaço físico nem capital para administrar um estoque.

Foi aí então que algumas marcas como Amazon, Mercado Livre e eBay revolucionaram a forma de vender produtos, sem necessidade de se ter um estoque ou um espaço físico gigante para armazenar esses produtos.

A Amazon tem instalações em mais de 18 países, mas o que não se sabia até pouco tempo, é que nem todos os produtos vendidos pela empresa saem de seus armazéns.

Eles popularizaram uma técnica conhecida como Dropshipping.

O que é Dropshipping?

O Dropshipping nada mais é do que uma técnica para distribuição de vendas, onde a empresa realiza apenas o intermédio entre o consumidor final e o distribuidor.

Além de utilizar estoque de fornecedores, o Dropshipping também é uma forma de ajudar outras empresas menores a crescer e terem mais lucro.

Você não precisa ter uma quantidade x de produtos para revender para n pessoas, pelo contrário, o dropshipping permite que você venda um único item por vez.

Não é preciso muito dinheiro para começar e quando focado num nicho específico em que você domina, os resultados e retornos são surpreendentes.

Como Funciona o Dropshipping?

Basicamente o cliente entra na sua loja e escolhe o produto que deseja. Ao finalizar a compra, você envia a ordem ao fornecedor, que cuida da separação e entrega do produto ao cliente.

Você paga pelo valor do produto e fica com o lucro da diferença.

Observe o esquema na imagem abaixo. Sua loja irá fazer a intermediação entre o cliente e o fornecedor. Em resumo, sua loja começa a vender estoque de uma outra empresa.

O estoque é a maior ‘dor de cabeça’ do pequeno/médio empreendedor e esse modelo de logística veio para solucionar isso.

Qual a Diferença entre o Dropshipper e o Representante Comercial?

O representante comercial necessitava andar ‘de porta em porta’ para poder vender no atacado, realizando vendas de uma grande indústria para uma empresa.

No Dropshipping é diferente, nessa técnica de venda, a pessoa vende direto para o consumidor.

Além da parte online, outra vantagem do dropshipping é que você não precisa comprar em grandes quantidade para poder vender.

Mas cuidado! Não confunda o dropshipping com o Marketing de Afiliados.

Qual a Diferença Entre Marketing de Afiliados e Dropshipping?

Os dois são muito semelhantes, mas há uma grande diferente.

No Dropshipping, você realiza a venda com o nome da sua marca, sua loja. Já no Marketing de Afiliados você oferece um produtor terceirizado.

Ou seja, enquanto no Marketing de Afiliados, você faz uma revenda para terceiros e ganha comissão, no dropshipping a venda é feita para você mesmo!

Conclusão

O Dropshipping pode ser um grande aliado para quem quer iniciar a jornada no mundo das vendas. Ele permite que você monte uma loja online sem estoque, sem preocupações de ter produtos atuais e, principalmente, sem preocupação com logística.

No episódio do podcast “Fala Empreendedor” dessa semana, falamos sobre como as grandes empresas revolucionaram a forma de vender utilizando estoque de terceiros, dando oportunidade de crescimento a fornecedores, sem perder o lucro.

O convidado da vez é Luciano Augusto – professor e especialista em Dropshipping.

No podcast, o professor tira todas as suas dúvidas sobre a técnica e ainda dá dicas de como funciona esse mercado.

O podcast está disponível no AnchorSpotify e Itunes, Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.

E não esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos para levar nosso conhecimento cada vez mais longe!

Clique na imagem abaixo e ouça! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *