Como fazer envelope de convite de casamento e arrasar

Quer saber como fazer envelope de convite de casamento? A primieira coisa a ter em mente é que o envelope e o convite são criados juntos. E mais: são os primeiros contatos que seus convidados terão com todo clima da festa. Por isso, é muito importante que você dedique um bom tempo para escolher não apenas um bom profissional, mas também o layout, o papel, a tipografia (que são as letras em que o convite de casamento é impresso) e até o estilo, se vai ser moderno, chic, descolado, engraçado etc.

Por isso, fizemos para você uma lista de 5 passos explicando como fazer envelope de convite de casamento juntamente com o convite.

Confira: como um convite bem feito pode valorizar seu casamento

Como fazer envelope de convite de casamento

Siga esses  5 passos e não tem como fazer um envelope para convite de casamento que não fique sensacional!

1- Estilo do convite de casamento

Escolha o estilo de mensagem. Vai ser algo clássico ou mais moderno e descolado? Decida isso antes de prosseguir.

2- Papel do envelope e convite para casamento

Decidido isso é preciso escolher o papel do convite de casamento. Existem vários tipos e texturas. O importante é que combinem com o estilo que você escolheu. O envelope para os convites de casamento tem que combinar com o interior, mas não precisam ser idênticos. Deu para perceber quer não tem como fazer envelope de convite de casamento sem escolher um bom papel…

Call-to-action-Blog-longos-novo-001

3- Cor do convite

Mais uma vez tudo vai depender do estilo que você decidiu. Cores mais sóbrias como cinza e bege para um estilo clássico, cores pastel para dar um ar mais jovem e até combinações supercoloridas, se você acha que vale este tipo de mensagem. Você pode ousar com um convite e envelope pretos, com o texto em prata, por exemplo. Fica muito chic, mas é arriscado para seu convite de casamento.

4- Tipografia

É muito comum o envelope para casamento ser preenchido por um calígrafo especializado que escreve um a um o nome dos convidados em letras especiais. É caro, mas vale a pena! Já  a parte interna, o convite para casamento em si, costuma ser impressa com letras serifadas, elegantes e em preto. Mas você pode escolher o que quiser, o casamento é seu!

5- O que escrever no convite e no envelope de casamento

O usual é que os nomes dos pais e mães dos noivos apareçam na parte superior  do convite e que o texto seja mais ou menos assim: Convidam para as bodas de seus filhos João da Silva e Maria de Sousa, a realizar-se no dia XYZ, no Local Tal, as tantas horas.   Se todo mundo foi convidado para o casamento, podem escrever assim:  Os noivos receberão os convidados no bufê tal. Se só algumas pessoas foram convidadas, escreva assim: Os noivos receberão os cumprimentos na igreja.

Coloque só no convite de quem vai para a festa um pequeno cartãozinho, preso com um clipes bem pequeno, dizendo onde será a festa.Você pode usar o mesmo tipo de cartãozinho para indicar as lojas onde há uma lista de casamento.

No final de tudo, vão os endereços de solteiro dos noivos, para receberem os presentes. Se já morarem juntos, podem por esse endereço mesmo.

Veja mais: Exemplos de convites de casamento personalizados

Outros tipos de envelope e convites de casamento

Tem como fazer envelope de convite de casamento diferente do tradicional? Sim, claro! Tem pessoas que preferem ousar e ser engraçadas nesse dia, fazer brincadeiras, fugir das regras. E já começam pelo convite e envelope. Nesse caso, existem pessoas que fazem caricaturas dos noivos, tanto no envelope como no convite de casamento. Outros gostam de colocar poesias famosas e letras de músicas marcantes nos convites. Há ainda casais que escrevem verdadeiros testemunhais, poemas de autoria própria, ou contam um pouco de sua história até chegarem ao altar. Tudo isso grafado no convite de casamento.Por fim, alguns gostam de por até fotografias nos envelopes ou nos convites de casamento.

Veja também: Convites de casamento criativos

Em todos esses casos, vale lembrar, o casal estará fugindo do que normalmente se espera de um convite de casamento clássico. Tudo depende de seu gosto pessoal e do que você sonha para esse dia. Por fim, como em tudo que envolve casamento, exija a entrega com bastante antecedência.

Normalmente os convites de casamento devem ser entregues pessoalmente aos convidados e com um mês de antecedência, para que todos tenham tempo de providenciar vestidos, ternos e até mesmo o presente. Se você não puder entregar todos os convites, peça ajuda de parentes, de preferência aqueles que já conhecem a pessoa que vai ser convidada.

Conheça os tipos e formatos de envelopes de convite de casamento

Como dissemos, antes de escolher o modelo de convite ideal para seu casamento, é importante que você decida, ao mesmo tempo, em qual envelope será enviado. Isso facilita muito, pois são, pelo menos, quatro tipo diferentes de envelope. Por isso, conheça os tipos específicos para, em seguida, escolher o convite que melhor combina com a opção definida.

Quer saber como fazer envelope de convite de casamento para impressionar seus convidados? Então conheça cada um dos 4 tipos de envelope!

Envelope de Bico

Os envelopes de bico são os mais tradicionais para convites. São muito usados já que destacam melhor os brasões, que voltaram à moda.

Escolha entre diversos tipos de papel para deixar o convite ainda mais bonito.

Tome cuidado com as texturas, pois a maioria deles tem um aproveitamento de papel melhor quando cortado virado na diagonal, o que deixará a textura também na diagonal. Alguns modelos como os inteiros tem a aba inferior até o limite do topo do envelope e são cortados acompanhando a lateral do papel.

Envelope Reto

Já os envelopes retos são caracterizados por suas abas. Estas podem ter cantos arredondados ou retos. Algumas tem abas curtas, até a metade do envelope, já os de aba reta longa têm abas que ultrapassam a metade da altura do envelope. Ao levantar a aba, a abertura que mostra o convite pode variar, alguns envelopes expõem mais os convites enquanto outros ocultam quase que totalmente o texto.

Envelope Fronha

O envelope tipo fronha é aquele que puxamos o convite de lado. Fazê-lo é super simples, só é preciso um bom papel tamanho A4, à escolha dos noivos.=. Você pode seguir as medidas abaixo e desenhar o próprio molde ou pode baixar a imagem e imprimir, para seguir as mesmas medidas.

Envelope Janela

O tipo janela gasta um pouco mais de papel, mas compensa pela beleza. Este molde está nas dimensões corretas. Basta imprimir (em folha A3 – talvez você precise ir em gráfica para fazer isso) e cortar um molde. Daí é só usar o modelo para cortar todos os convites.

Pensando em como fazer envelope para convite de casamento seguindo todas essas recomendações e dicas? É fácil! Cadastre um projeto conosco para Kit de Casamento pela We Do Logos e tenhas diversas propostas para você e sua parceira(o) escolherem a que tenha mais a ver com o casamento de vocês.

embalagens