Como tirar boas fotos para imóveis à venda

Ao pensar em imóveis à venda logo é possível imaginar anúncios que mostram esses empreendimentos e, quando estamos online, logo vem à cabeça imagens, não é mesmo? Quem vai colocar os domicílios à venda na internet deve saber que é imprescindível tirar boas fotografias que apresentem a casa ou apartamento ao consumidor. O ideal é ter ao menos 15 imagens que mostrem todos os cômodos e alguns detalhes do local.

Apesar da opção de contratar um fotógrafo profissional para realizar o trabalho, o custo pode ser alto e não vantajoso para quem tem diversas unidades em sua carteira. Com algumas dicas é possível valorizar seus imóveis através das imagens e mesmo com um smartphone é possível tirar boas fotografias. Confira alguns macetes!

Ferramentas que podem auxiliar para uma boa foto

Tripé

Esse equipamento pode dar apoio para o smartphone, fazendo com que a foto não saia tremida. Se não der para comprar, é possível improvisar: coloque os cotovelos unidos ao corpo para que sua estrutura corporal sirva de apoio por dar mais firmeza na hora de bater a foto.

Lente angular

Esse tipo de lente pode ser adaptada para a câmera do celular e permite um campo de visão maior. É válido lembrar que essa não é a lente “olho de peixe” (usada na GoPro), que distorce os cantos da imagem.

Organize o imóvel

Antes de começar a fotografar, organize e limpe, se necessário, a residência. Objetos pessoais ou fora do lugar, móveis que serão descartados ou lixo em geral devem ser organizados ou jogados fora. A casa deve passar a impressão de um lugar ideal para habitar, portanto, deve estar apresentável.

Enquadramento

É preciso tomar cuidado para diferenciar as fotos dos imóveis com ou sem móveis. Não corte um pedaço da mesa ou armário, por exemplo. O enquadramento da foto abrange também esse tipo de cuidado.

Iluminação

A claridade também é outra grande preocupação, já que ela pode atrapalhar ou ajudar o corretor a mostrar a amplitude daquele ambiente. É recomendável tirar fotos “contra a luz”, ou seja, ficar do mesmo lado da janela, tirando a foto de costas para ela. Se for realmente necessário tirar foto na direção da luz natural, feche a janela antes de tirar a foto.

Tenha foco

Cada caso é um caso, portanto, confira se tudo o que está na foto é o que realmente quer mostrar, influenciando para que você se afaste ou se aproxime mais daquilo que é o seu foco.

Posição para tirar a foto

Se possível, capture a foto dos ambientes sempre de um ângulo de perspectiva, nunca de frente. Isso traz até a possibilidade de fazer um cômodo parecer maior do que ele é.

Fotos externas

Tirar fotos da sacada, por exemplo pode atrair ainda mais o cliente. Portanto, escolha os melhores dias para fazer isso, com sol e claridade natural. Dias chuvosos não só dificultam as imagens, como também deixam as imagens com aparência “apagada” e pouco convidativa.

Escolha das imagens

Na hora que escolher quais fotos publicar em seu site, é válido lembrar que a primeira, ou capa do álbum, é a mais importante, já que ela vai ser o chamariz do comprador. As seis primeiras devem resumir o imóvel. A visão na hora da seleção deve ser de comprador, que não conhece aquele lugar. Se possível, chame alguém para olhar e dar uma segunda opinião sobre as fotografias.

E você, tem mais alguma dica para tirar boas fotografias dos seus imóveis? Conte para nós!