Como ser um freelancer de sucesso e cuidar da saúde ao mesmo tempo

Trabalhar como freelancer pode ser compensador, e muitos profissionais abdicam de uma jornada de trabalho diária para focar nos resultados obtidos através da prestação de serviços sem vínculo. Se as possibilidades de lucro são bem variáveis e os horários flexíveis, existem algumas coisas com as quais devemos ter cuidado, e a saúde está no topo da lista. Muitos designers têm a saúde prejudicada simplesmente por falta de atenção a saúde. Ficar noites sem dormir e se alimentar mal é apenas a ponta do iceberg. Conheça a seguir alguns problemas comuns desenvolvidos com hábitos perigosos ligados a esse modo de vida e como evitá-los.

 

Tendinite

Problema que a maioria das pessoas que lidam com computadores desenvolvem com o tempo por causa dos movimentos repetitivos e da posição das mãos no teclado. A inflamação do tendão pode, inclusive, levar a uma ruptura que se resolve somente com intervenção cirúrgica.

Solução: interrompa o movimento após meia hora e faça um alongamento, evitando assim a fadiga. Crie e utilize atalhos de teclado, eles facilitam o trabalho e diminuem a repetição do movimento com o mouse. Essa é uma boa dica ao lidar com programas de edição de imagem, por exemplo.

Sedentarismo

Nunca passamos tanto tempo sentados. Uma pesquisa da British Heart Foundation constatou que quando estamos no escritório, ficamos em média apenas 30 minutos em pé. Isso é assustador! O sedentarismo foi descrito como “duas vezes mais perigoso do que a obesidade” pela American Journal of Clinical Nutrition, e é um dos males do século. A rotina de um designer freelancer, normalmente inclui longas jornadas em posição sentada. Junte isso a horários desregulados, má alimentação e você encontra a fórmula do sedentarismo.

Solução: para prevenir o sedentarismo, procure construir uma rotina que privilegie o esforço físico, mesmo que em pequenas ações, como caminhar, subir escadas, e se alongar após muito tempo sentado.

O foco contínuo

Foco contínuo, ou imersão, é ficar tão concentrado no trabalho (ou em outra atividade) que podemos deixar de fazer coisas importantes como comer, ir ao banheiro, e até dormir. Pode parecer exagero, mas não é! O foco contínuo é uma via de direções opostas, pois ao mesmo tempo em que pode ajudar com o término de projetos, pode ser prejudicial à saúde: “tenho que terminar aquele logo, vou almoçar depois”.

Solução: programe um despertador para tocar em momentos escolhidos por você, como nas refeições. A sua mente precisa de um descanso, lembre-se disso!

Falta de tempo para realizar os seus próprios projetos

Conforme os trabalhos vão surgindo é natural ter menos tempo para os projetos pessoais, o que em longo prazo pode ser frustrante. É muito bom realizar projetos para inúmeros clientes, mas os projetos pessoais estão diretamente relacionados à realização pessoal, por isso são tão importantes.

Solução: desmembre o seu projeto em pequenos pedaços e faça um pouco a cada semana, quanto tempo você pode se dedicar a ele diariamente? Qualquer tempo será bem vindo, assim como parcerias.

Caos

Conforme nos concentramos em prazos e metas, é natural que deixemos algumas coisas de lado. O problema é que isso tende a se refletir na vida de um freelancer com o caos, uma desordem que pode ser tanto física quanto na organização de arquivos no computador. O caos tende a fazer com que os processos fiquem mais demorados.

Solução: organização e planejamento são os melhores amigos para controlar o caos. Não faça coisas a esmo, planeje desde a organização dos arquivos dos clientes, a uma faxina em sua casa. A organização faz com que o tempo seja poupando, por isso faça dela um hábito.

Falta de vida social

Após vários projetos, imprevistos, e prazos apertados, teremos a sensação de que a vida social foi prejudicada, o que influi negativamente em seu próprio trabalho, já que fatores psicológicos influem diretamente na produtividade.

Solução: aqui vale a máxima: “deve haver tempo para tudo em sua vida”. Como dito anteriormente, organização e planejamento irão ajudar a economizar certo tempo. Mas, o mais importe é notar que alimentar o espírito também é algo vital.

Agora que você viu como é importante cuidar da saúde mesmo que tenha projetos para serem entregues, que tal montar uma rotina mais saudável. Assim você melhora a sua saúde e passa a ter mais disposição para realizar os trabalhos exigidos pelos clientes.

A We Do Logos é uma plataforma online de concorrência criativa, assim você pode acessar os projetos de onde estiver quanto quiser. Ajudamos bastante ao designer de forma que ele não fique sufocado com tanto trabalho. Na We Do Logos o designer escolhe o projeto que quer participar.