Gamificação: dicas para trazer mais tráfego para o seu site brincando

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Se quiser melhorar a experiência de seus usuários com o seu produto, gamificação pode ser o caminho.

Qual é o melhor jeito de aprender? Muitos dizem que é mais fácil aprender brincando e fazendo atividades interativas e isso faz bastante sentido. Estudos aprontam que aprendemos as lições mais memoráveis da vida brincando.

Gamificação é um conceito que está no mercado há algum tempo. É uma maneira de aplicar elementos de jogo – diversão e competição – para uma atividade séria.

Você está basicamente dizendo aos seus clientes que sua marca pode ser divertida, diferente e criativa. Tudo isso sem perder as suas características qualitativas. Parece que nos últimos tempos os especialistas de marketing estão apostando nas táticas de gamificação. De acordo com uma pesquisa da Boston Retail Partners, 87% dos varejistas usarão o marketing de gamificação nos próximos três anos.

Por quê? Gamification não é apenas para se divertir, ele pode realmente ajudar os profissionais de marketing e empresários a alcançar determinados objetivos e obter resultados incríveis.

Nós, na SEMrush, também decidimos testar essa tática. Durante a época da Páscoa, lançamos um jogo, diretamente integrado à nossa interface – uma caça ao ovo da Páscoa. Nós desafiamos nossos usuários a encontrar 15 ovos de Páscoa, escondidos em qualquer lugar da nossa plataforma.

Para coletar o ovo, um usuário teve que configurar um projeto, criar um relatório ou, basicamente, executar qualquer ação que mostra a funcionalidade de nossas diversas ferramentas.

Para os nossos usuários, o jogo foi uma atividade divertida e valiosa, permitindo aprender algo novo sobre a ferramenta que eles já usam. Além disso, a gamificação mostrou que um manual técnico poderia ser transformado em algo divertido, desafiador e gratificante.

Aqui você pode ver um vídeo curto, mostrando a interface do jogo

A Caça ao Ovo de Páscoa até agora foi a nossa campanha de marketing digital mais bem sucedida em termos de alcance nas mídias sociais. Nossos usuários se divertiram muito e aprenderam muito sobre nossa plataforma. Enquanto isso recebemos mais engajamento com uma ampla gama de ferramentas que estavam subutilizadas antes.

Após a campanha, passamos algum tempo para refletir sobre esse resultado e identificamos alguns fatores-chave de sucesso. Então, gostaríamos de compartilhar algumas idéias sobre como efetivamente incorporar gamification em sua estratégia de marketing digital.

#1. Define Seus Objetivos e Público-Alvo

Você fará tal como acontece em qualquer outra campanha de marketing. Seus esforços de gamificação devem começar com um objetivo e público-alvo bem definidos. As suas escolhas dependerão do problema que você deseja resolver com a sua campanha: está querendo aumentar a visibilidade nas mídias sociais? Ou a retenção de seu cliente? etc

No nosso caso, queríamos educar nossos usuários existentes e mostrar os diferentes recursos do nosso produto.

Para as empresas SaaS, muitas vezes é bem difícil comunicar o potencial e o valor total do software para o usuário final. Webinars, manuais e instruções são uma ótima estratégia, no entanto, se você quiser se destacar, ofereça algo diferente e envolvente, por exemplo, uma brincadeira divertida.

Um total de 9.300 usuários participaram do jogo e vimos mais de 1.500 novas atividades em nossos painéis de usuários. Como resultado, também percebemos que aqueles que participaram da caça começaram a usar mais ferramentas e o nível geral de participação aumentou em até 25%.

 

#2. Invista em UX

Escolher a abordagem correta da gamificação influenciará fortemente o desempenho geral da campanha.

Você pode certamente inventar um novo jogo, mas é improvável que os usuários desejam gastar muito tempo descobrindo o que é preciso fazer. Então, pegue um jogo conhecido, que todos amamos e sabemos como jogar e usa-lo na sua campanha.

Mas, o que realmente merece seu tempo e esforços é o aspecto visual. Você não precisa complicar as coisas, simplesmente certifique-se de que seu jogo parece atraente, tem design compreensivo e limpo e é facilmente compartilhável.

#3. Alinhe sua campanha com um evento global

Outro fator que pode influenciar a viralidade do seu jogo é alinhamento com um evento global. Newsjacking, ou holiday-jacking em nosso caso, pode ser o fator substancial do seu sucesso.

Escolhemos a Páscoa, então a caça aos ovos da Páscoa foi um jogo óbvio para oferecer. A maioria dos nossos clientes esperava esse tipo de jogo para esse evento, e aproveitamos a oportunidade.

#4. Fatores de Sucesso

Todas as campanhas terão diferentes fatores de sucesso. Mas há alguns fatores em comum para todos os casos de gamificação no marketing. Estes são os aspectos importantes da gamificação que devem estar presentes para garantir um ótimo desempenho e experiência do usuário.

  • Competição

A vontade de competir é inerente à natureza humana. Permita que seus usuários entrem na competição, e você não terá que investir muito dinheiro para convencer pessoas a participar do seu jogo.

Uma recompensa também é um grande incentivo, e note que o valor real do prêmio não é tão importante.

Mais um ponto importante – não complique demais as regras do jogo para não desencorajar os usuários.

  • Viralidade

Viralidade é muitas vezes alcançada graças à mídias sociais, por isso é importante disponibilizar os botões de compartilhamento nas redes sociais em cada etapa do jogo.

Crie tabelas de classificação, imagens, medalhas ou qualquer outra forma de declaração compartilhável informando sobre o jogo.

 

  • Suporte de Usuários

Embora a viralidade é importante – afinal, você quer atrair o máximo de usuários possível – existe mais um ponto importante. Se você não tem uma equipe dedicada de suporte ao cliente trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, você pode enfrentar muitas críticas. Certifique-se de que você tenha uma equipe que esteja pronta para responder todas as perguntas de seus usuários em diferentes canais.

  • Experiência Mobile-Friendly

O comentário mais irritado durante a sua campanha de gamificação provavelmente virá de usuários que estavam querendo demais participar do jogo, mas não conseguiram fazê-lo por causa do dispositivo que eles estavam usando. Nenhum gerente de redes sociais poderá resolver esse problema. Pense nisso desde o início. Se você realmente quer sucesso, prepare uma boa experiência para todos os dispositivos, especialmente, se você sabe que uma parte significativa do seu público está usando dispositivos móveis ou tablets.

 

Conclusão

No geral não existe um conjunto de regras específicas para criar uma campanha de gamificação perfeita. Os fatores de sucesso dependem do mercado, público-alvo e situação atual. No entanto tentamos sugerir algumas ideias para te guiar na hora de criar a sua primeira campanha de gamificação e definir as áreas que você deve prestar atenção antes, enquanto, e após o lançamento do jogo.