10 vantagens do gerenciamento de TI com softwares colaborativos

Gerenciar e liderar equipes não é tarefa fácil para ninguém. E quando se trata de coordenar uma equipe de trabalho e fazer o gerenciamento de TI – que sempre está lidando com inovação e demandas urgentes de desenvolvimento e suporte – mais ainda!

Mas foi a própria Tecnologia da Informação que trouxe a solução para este desafio de redução de custos e aumento de produtividade, com os serviços de cloud computing, que permitem acessar informações documentos e aplicativos remotamente e em tempo real.

Veja, a seguir, as 10 vantagens de usar bons softwares colaborativos para integrar e fazer o gerenciamento de TI.

Confira também alguns cursos sobre liderança de equipes.

 

10 dicas de gerenciamento de TI com menos custos e mais eficiência

O primeiro passo rumo à redução de despesas no gerenciamento de TI é usar suítes de softwares colaborativos, como os oferecidos por produtos Microsoft. Em outras palavras, estamos falando do Office 365.

Confira todas as vantagens:

1- Acesso remoto

De onde quer que seu colaborador esteja ele poderá acessar os arquivos que precisa e consultá-los, sejam contratos, planilhas do Excel, apresentações de slides do PowerPoint, documentos em Word, imagens e muitos outros.

Com o OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, você não precisa se preocupar com pendrives ou qualquer outro dispositivo físico de armazenamento, nem mesmo se prender a um computador para ter acesso a um determinado arquivo, pois tudo fica na nuvem, acessível a partir de qualquer dispositivo e lugar.

2- Atualizações em tempo real

Sabe aquela planilha de custos, ou de clientes, ou mesmo de resultados de vendas, que fica na máquina de um colaborador e ninguém tem acesso ou nunca sabe qual é a versão mais atual? Pois bem, com os apps de cloud computing tudo fica mais simples e fácil, isso porque você sempre terá a última versão do documento, assim como todo histórico de revisões.

3- Facilidade de compartilhamento

Agora o compartilhamento de arquivos é muito mais ágil e rápido, sem a necessidade de enviar centenas de e-mails a todo momento com o mesmo arquivo em uma nova versão a cada envio.

É possível criar e editar documentos de forma colaborativa e simultânea, seja com a própria equipe, com terceiros ou com clientes. As informações, agora, estão sempre atualizadas e acessíveis por todos.

4- Escalabilidade

Sua equipe foi reduzida e com isso algumas licenças de software estão sem uso? Nada disso, basta cancelar essas contas e não haverá desperdício de recursos. Inclusive, um dos grandes benefícios do Office 365 é a flexibilidade oferecida e a customização dos serviços. Você só paga pelo o que de fato usar, podendo até ter licenças diferentes dentro da mesma empresa, de acordo com o perfil do usuário.

5- Menores custos de manutenção

Seus servidores não precisarão mais ser enormes, porque tudo está na nuvem. Suas despesas de manutenção e até de energia elétrica vão diminuir.

6- Suporte Completo

Equipes de suporte para ajudar os colaboradores a resolverem problemas de acesso e outros bugs? O suporte já está incluído em sua assinatura! Além disso algumas empresas ainda oferecem planos de capacitação ilimitada, pois entendem que não basta apenas ter a melhor tecnologia, cada colaborador precisa saber usar ao máximo os recursos.

7- Segurança da informação

Quem se responsabiliza, e com muita competência, pela segurança das informações e dados de sua empresa são grandes organizações especializadas e TI, que contam com os mais rígidos procedimentos e obedecem aos mais modernos protocolos de segurança.

8- Fim dos backups

Chega de gravar seus documentos em diversas máquinas e desperdiçar o tempo (e a paciência) de seus funcionários que poderiam se dedicar a tarefas bem mais produtivas. Os documentos já são duplicados nos próprios servidores das empresas prestadoras deste serviço de cloud computing. Pode ficar descansado!

9- Possibilidade de testar o software antes de usar

Muitas empresas disponibilizam versões freemium ou com duração de um mês, aproximadamente, para que você possa testar o software oferecido e verificar se atende às suas necessidades.

10- Serviço de Cloud Advisor

As boas empresas que oferecem este tipo de Suíte de Aplicativos costumam destacar um profissional especializado em computação em nuvem para fazer um diagnóstico e sugerir a melhor solução de integração colaborativa para sua empresa, evitando gastos em acesso e mantendo a produtividade que você precisa no nível mais adequado.

Você também pode se interessar por: Como funciona o cloud computing?

Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de Cloud Advisor que oferece diversas soluções de computação em nuvem focadas em comunicação. colaboração e vendas.