Gerenciando o ciclo de vida de seus clientes

Manter os clientes atuais é menos custoso que conquistar novos clientes. Mas como administrar e manter a preferência do seu público com eficácia? Para isto é preciso estar atento a questões como: a qualidade do seu produto ou serviço e a qualidade do seu atendimento. Pois quando o cliente se sente bem em seu estabelecimento e conta com ele para suprir suas necessidades dificilmente se arrisca a buscar o mesmo em outro lugar.

 

Para manter seu público fiel é preciso estar ciente de tudo o que acontece ao redor do seu negócio. Novidades, tendências, oportunidades e principalmente as ameaças e estratégias usadas pelos seus concorrentes. Mas de nada vai adiantar de você estar atento as demandas do mercado e não por isso em prática, principalmente quando o ciclo de vida do seu cliente em seu estabelecimento tem limite.

 

Um exemplo deste ciclo de vida limitado são as escolas, em algum momento o aluno se forma e precisa sair. Por isso é importante está sempre oferecendo produtos ou serviços complementares aos clientes antigos e diferentes alternativas aos novos. Isso prolonga sua permanência, fortalece sua credibilidade e faz com que se sintam seguros para indica a outras pessoas. Lembre-se a melhor propaganda é a boca-boca.

 

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