Como melhorar a gestão de salão de beleza?

Fazer a gestão de salão de beleza pode parecer uma tarefa árdua, porém, sempre existem formas de minimizar o tempo gasto realizando tarefas, potencializando assim, os processos.

Quando você é um microempreendedor tem que lidar sozinho com boa parte das demandas da empresa. Portanto, otimizar a gestão se torna essencial para poder focar no crescimento do negócio. Sendo assim, podemos tomar algumas medidas para que a gestão de salão de beleza se torne mais simples. Saiba como a seguir!

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Como fazer a gestão de salão de beleza

Se organize

Você pode até se atentar em anotar todos os horários e lembretes, entretanto, é muito comum se esquecer de verificar as tarefas e, certamente, você já passou por isso!

O ideal é buscar soluções que sejam completas neste sentido. Muitas ferramentas possuem recursos de alertas, o que facilita muito o trabalho da gestão de salão de beleza, pois você não precisará checar o que terá que fazer ou quando terá.

A gestão do salão de beleza muitas vezes também precisa ter controle sobre as tarefas de seus colaboradores. Ferramentas de gestão empresarial, controle de tarefas e até um gerenciador de documentos ou de compromissos tais como a Agenda do Google, o Google Keep e o Trello te ajudarão no agrupamento do controle das tarefas do salão em geral, pois você pode compartilhar as informações com seus colaboradores, tendo assim, uma visualização completa das demandas do seu negócio.

Esse planejamento fará muita diferença na experiência do cliente, pois com os horários e tarefas bem organizadas o salão transmitirá mais segurança ao consumidor.

Tenha transparência nas informações

Nada desestrutura mais a organização de horários de um salão de beleza que um cliente que chega atrasado, ou que reserva horário e não aparece. Estes tipos de situações causam um efeito dominó e outros clientes saem insatisfeitos por 3 motivos.

  1. “A pressa é inimiga da perfeição”, logo, o efeito dominó faz com que o atendimento em atraso seja realizado o mais rápido possível para não comprometer outros atendimentos e os posteriores também. Isso prejudica o resultado final da experiência de vários clientes.
  2. É muito estressante para o cliente ficar esperando quando ele tem um horário marcado.
  3. O horário poderia ter sido preenchido com outro cliente.

Por isso, é importante que determinar algumas regras para que o atendimento de todos os clientes seja satisfatório. Por exemplo, definir qual a tolerância do tempo de atraso e informar que os horários devem ser desmarcados no mínimo com 24 horas de antecedência. Claro que imprevistos acontecem, mas algumas medidas preventivas evitam transtornos para ambas as partes.

Todas essas informações farão parte da identidade da empresa e de sua cultura organizacional. No entanto, o seu salão também precisa de identidade visual.

Aposte na identidade visual

Uma boa identidade visual e estratégias de marketing e design sustentarão a mensagem que o salão deseja que seja percebida pelo cliente, além de ajudar a diferenciar o serviço dos seus concorrentes. Se preocupar com tal aspecto passará credibilidade e demonstrará  profissionalismo por parte do seu empreendimento.

Vale lembrar que salão de beleza, normalmente, é procurado por indicação. Por isso, na hora de definir as estratégias de marketing na gestão de salão de beleza, a identidade visual fará toda a diferença na primeira impressão do cliente. Logo, ter um cartão de visita à disposição com um logo profissional, por exemplo, é uma ótima estratégia!

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Atente-se a organização financeira

Além da organização de processos para otimização das demandas e definição da identidade visual, para que a gestão de salão de beleza seja bem-sucedida, o gestão financeira empresarial é primordial.

Com tantos pontos a serem tratados, você deve buscar soluções para que não se perca entre eles. Tudo deve ser devidamente registrado, ou seja, a organização financeira é um processo diário de avaliação. É por meio dela que você avalia os seus resultados, traça metas e estratégias de forma mais clara.

Para isso existem diversos softwares práticos e eficientes para gerir esta tarefa, inclusive, muitos deles são gratuitos.

Tenha controle sobre o estoque e os parceiros

Além dos produtos serem de qualidade, também é importante que eles sejam em conta para não comprometer o seu controle financeiro.

Manter parceiros fixos é uma boa opção para otimizar a gestão de salão de beleza, pois o vínculo criado pode flexibilizar as negociações. Podendo por exemplo, desenvolver períodos para reposição e modos de pagamento de forma padrão, poupando tempo com esta tarefa.

É crucial que você crie uma previsibilidade do tempo de duração dos produtos para saber quando repor o estoque. Lembra-se da sua agenda? Ela te ajudará a tornar a gestão de estoque eficiente, pois de acordo com a demanda de clientes você saberá quanto deverá ser reposto.

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Potencialize o trabalho da equipe

Delegar tarefas sem planejamento pode criar muitos problemas e, com isso, as entregas do salão de beleza serão comprometidas. Por isso, a primeira atitude para ter sucesso na gestão dos colaboradores é identificar o fluxo de trabalho e definir os processos de acordo com as habilidades chave de cada colaborador.

Você deverá estruturar sua equipe de atendimento, pois quando o colaborador sabe sobre sua rotina ele pode engajar as suas entregas mais assertivamente, garantindo a você maneiras diferentes de mensurar os resultados.

O planejamento do profissional refletirá diretamente no atendimento ao cliente, que sairá muito mais satisfeito por ter escolhido um lugar bem organizado, já que o atendimento se tornará mais eficiente.

Vale lembrar que os colaboradores precisam de ferramentas para realizar seu trabalho, portanto, invista em produtos de qualidade que podem potencializar o trabalho destas pessoas.

Ademais, o mercado de saúde e beleza está em constante evolução. Ou seja, a cada dia são lançadas novas soluções que ajudam a aprimorar o desenvolvimento das tarefas a serem realizadas, o que poupa tempo e traz mais qualidade aos resultados.

Mensure os resultados

Cada empresa tem suas particularidades e, por isso, você aprenderá a melhor forma de realizar a gestão de salão de beleza fazendo a mensuração de resultados. Isso será importante para que você saiba onde deverão ser feitos ajustes ou para definir um novo modo de fazer a gestão.

Para isso é fundamental estabelecer indicadores por períodos e comparar quais métodos geram resultados mais satisfatórios para seu negócio. Elaborar um bom planejamento de vendas pode ajudar. Neste caso, estas ferramentas serão essenciais para traçar e desenvolver a estratégia de gestão.

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Em síntese, planejamento é a palavra-chave para uma boa gestão de salão de beleza. A melhoria dela fará com que o empreendimento possa desenvolver um crescimento escalável de forma organizada, pois, você terá controle sincrônico de todos os níveis do seu empreendimento.

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