Identidade Visual: O Bem Mais Durável Da Sua Empresa

A identidade visual é o primeiro passo para iniciar qualquer negócio.

Antes de criar o branding, definir os meios de comunicação, é preciso ter uma imagem pronta.

Ela é o primeiro contato que o público vai ter com a marca e quem vai ser responsável pela identificação ou não do cliente.

O cérebro humano leva cerca de 8 segundos para tomar uma decisão, de forma que se dentro desses 8 segundos, a imagem da marca não for convincente, sua venda foi por água abaixo.

E para criar a identidade visual e o branding, é preciso ter um logotipo.

Logotipo: A Base Da Identidade Visual

O elemento-chave de qualquer identidade visual é o logotipo.

Através dele que a marca é reconhecida e lembrada pelos clientes. Um logotipo profissional, que transmita a mensagem da marca e chame a atenção faz toda diferença.

Embora muitos empreendedores encarem esse gasto como um custo e não como investimento, a criação do logotipo não deve ser negligenciada.

Sendo assim, o maior erro que a maioria dos micro e pequenos empreendedores cometem ao iniciar suas atividades, é tentar criar a própria logo, considerando que não é algo tão importante.

Num primeiro momento, na escassez de recursos funciona. Mas quando a marca já está estabelecida, é essencial um rebranding e a contratação de um profissional para essa etapa.

Somente um profissional consegue estabelecer padrões e uniformidade que irão dar à marca uma exclusividade e preservar a individualidade. Além de garantir que não seja semelhante a mais nenhuma no mercado.

A We Do Logos é especialista em criação de logotipos e materiais de identidade visual, e já mudamos a história de muitas empresas que decidiram abri a mente e escolher um serviço profissional.

Tendo isso em mente, vamos entender melhor por que se bate tanto na tecla de investir em identidade visual

Identidade Visual: A História da Sua Empresa

A identidade visual não é apenas um elemento de comunicação com o público. Ela conta também a história da empresa, o que ele deseja e o que tem a oferecer.

Já se foi o tempo em que a reputação das empresas era construídas apenas em cima da qualidade do seu produto/serviço e atendimento.

Atualmente, qualquer deslize na imagem, pode ser o decreto de falência.

Por isso ter um time de marketing e design alinhado com os valores da empresa é essencial.

Quanto mais tempo sua marca estiver sendo divulgada, mais gente ela irá alcançar e mais será reconhecida.

Existem marcas que apenas pelo slogan ou pela cor são identificados pelo público.

Uma identidade visual bem projetada, evite a necessidade de reformulações futuras ou gastos maiores com marketing.

Do ponto de vista dos clientes, uma identidade visual forte, passa confiança, credibilidade e qualidade.

Conclusão

A identidade visual é o bem mais durável da sua empresa. Ela que irá acompanhar e vender sua marca visualmente durante toda a existência do negócio.

Algumas marcas precisam se reinventar e mudar de nome ou logotipo, por não ter força suficiente com a identidade visual anterior apresentada.

Para evitar que isso aconteça, planeje, estude, analise bem o que você deseja, onde pretende chegar e qual público que alcançar antes de finalizar a identidade visual.

Essa semana no nosso PodCast Fala Empreendedor, convidamos o Rafael Aquino (www.instagram.com/rafael_aquino26), designer da We Do Logos desde 2013 para falar sobre esse tema e esclarecer dúvidas.

Tem muitos segredos e exemplos práticos pra você.

Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Esperamos você lá!

Estamos disponíveis no Spotify, Itunes, Anchor.

E não esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos para levar nosso conhecimento cada vez mais longe!