Identidade Visual – Bienal Brasileira de Design

O concurso nacional foi aberto em 2013, para selecionar uma identidade visual para a Bienal Brasileira de Design de 2015. Cerca de 90 propostas foram enviadas, e o projeto escolhido foi de designer Pablo Cabistani.

O desafio desse concurso era criar algo que representasse e celebrasse o conceito de forma única, respeitando o logo utilizado desde a primeira versão da bienal brasileira.

Seguindo o tema central “Design para Todos”, Pablo elaborou uma identidade “alegre e diversa, composta por uma série de elementos visuais que interagem entre si: uma versão padronizada do tradicional logo da Bienal, que recebe um detalhe colorido no símbolo, o grafismo OBA, que vem complementado pela frase “design para todos”, as OBA Faces, um conjunto de rostos coloridos de pessoas de variadas etnias e idades e um conjunto de cores e patterns”.  Além disso, o logo utilizado desde a primeira edição do evento deveria ser mantido e respeitado.

O tema dessa edição, escolhido pela comissão organizadora da Bienal, foi “Oba, design para todos“, uma celebração ao conceito criado pela Design for All Foundation (designforall.org), que visa disseminar o design para toda a diversidade da sociedade. Mostrando bons projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, capacidade ou background cultural, dentro do chamado design acessível ou design universal.

OBA-BIENAL-2015

Já foram iniciadas as pesquisas para a inclusão de projetos nas exposições da próxima Bienal Brasileira de Design, que acontecerá em Florianópolis de 15 de maio a 12 de julho de 2015. Designers que tiverem trabalhos para apresentar devem entrar em contato pelo e-mail bbd.curadoria@gmail.com.

Fonte. 

Des1gnon_identidade-visual_bienal_14