Saiba como ter uma Identidade Visual pode garantir o sucesso do seu novo negócio!

Para uma empresa fazer sucesso e ser reconhecida no mercado em que atua, não basta somente vender bem e ter muitos clientes. Para chegar nesse estágio, muitos outros detalhes e ações são previamente necessárias, de forma a fazer da mesma a melhor possível para o seu público e para que novos clientes sejam conquistados frequentemente. Independentemente do segmento e ramo da empresa, é necessário a criação de algumas estratégias que a destacarão no mercado.

A chamada cultura corporativa é uma das primeiras definições que a empresa deve ter. Ela é quem vai direcionar o negócio em relação aos seus objetivos, estratégias usadas, caminhos a seguir para tomada de decisões e outros detalhes importantes que expressam o modo de pensar e agir que a empresa deverá ter.

Em decorrência dessa definição, outras acabam vindo consequentemente, como é o caso da identidade visual. Sem ela, é impossível que uma empresa tenha a sua “cara” e que o público a reconheça com facilidade. É sobre se conectar com quem consome o seu produto, sabe?! Não dá para fazer isso, se você não construir uma imagem.

Logos de diferentes segmentos criados pela We Do Logos.
Logos de diferentes segmentos criados pela We Do Logos.

Qualquer empresa, seja de porte pequeno, médio ou grande, precisa de uma identidade visual marcante para ser diferenciada entre um mar de concorrentes e ser lembrada corretamente pelo público.

O que é Identidade Visual?

Apesar de muitos já terem ouvido falar desse termo, a sua definição ainda é motivo de dúvidas. A mesma consiste na definição visual da marca, composta por logo, fonte, cor e um estilo que deve ser próprio e totalmente original. É o designer, o profissional responsável para desenvolver esses produtos visuais, que em tese devem resumir esteticamente toda a história, essência e serviço de uma empresa.

Dependendo do serviço oferecido pela mesma e da sua história, é possível criar essas “peças” de diversas maneiras, seja focando no nome da empresa (utilizando as iniciais da mesma, por exemplo), no serviço principal, entre outras opções.

É preciso compreender que o logo é tido como o elemento principal desse conjunto de estratégias que compõe uma identidade visual. Um logo fraco, sem personalidade e que não diferencie sua empresa das demais, não irá servir de nada para a sua empresa.

Exemplos famosos

Vamos dar um exemplo muito prático: A Apple tem como seu logo uma imagem que representa a empresa, que é a famosa maçã mordida em sua lateral, estilizada em uma arte. Esse logo é tão original, com personalidade e único, que é impossível não reconhecer a marca, mesmo que esta não tenha seu nome estampado no logo. Basta você ver essa maçã em qualquer lugar, que você já consegue saber que é a Apple que está “falando” com você.

Outros logos que já passam a incluir o nome da empresa, também são muito marcantes, como é o caso da Adidas por exemplo. A mesma se utiliza do nome com uma fonte bem particular, que vem logo abaixo do símbolo trifólio, que significa literalmente “símbolo de três folhas”, representando a velocidade. Com isso, é possível observar que, como a marca lida com produtos esportivos e deve ter como uma de suas metas a velocidade de atendimento, usou o símbolo para definir sua identidade e sua cultura corporativa.

A Coca-Cola é outro exemplo fantástico de identidade visual bem pensada e que funciona. Mesmo sem ler o nome da empresa, só a cor escolhida para representá-la, a onda estilizada presente no logo e o esboço da garrafinha de refrigerante, já nos dão a noção de qual empresa é. Isso é o que podemos dizer de uma identidade visual completa, pois todos os seus elementos são únicos e facilmente identificáveis.

Outro detalhe bastante importante é que, com o tempo, muitas dessas marcas famosas e antigas no mercado, acabam adequando seus logotipos para a atualidade. Ou seja, elas os adaptam de acordo com um novo momento do mercado, uma nova roupagem da empresa e uma nova resposta do público, sem deixar com que a sua identidade visual principal seja anulada. Esse é um grande desafio para os designers e profissionais de propaganda, porém, é bastante necessário em meio há anos de atuação e surgimento de novas concorrências constantemente.

Padronização

Um dos requisitos principais para a identidade visual de uma empresa dar certo, é manter um padrão para suas aplicações. Isso faz parte do famoso branding da marca, ou seja, todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida e mais desejada. Assim, são padronizados os gostos da empresa, como ela se relaciona com seu público, a mensagem principal que deseja passar, seus objetivos etc.

Isso influencia diretamente na comunicação da marca como um todo, principalmente no estabelecimento da identidade visual em suas campanhas. Mesmo já consolidado e obtido um bom resultado, o logo e outras peças deve sempre obedecer a rígidos padrões de uso quando for aplicado em novos materiais e um bom trabalho de identidade visual vai garantir que ele não fuja da proposta da empresa.

Sem uma uniformidade nesse sentido, corre o risco até de essa identidade se perder e acabar com o sucesso da empresa em um estralar de dedos. Apesar de o ato de inovar ser necessário na área de comunicação, manter padrões se faz necessário nesse sentido.

Benefícios

Não é só um produto que faz uma empresa prosperar. A qualidade e sucesso da mesma estão inteiramente ligados com a sua identidade visual. A sua imagem transmitida para seus clientes e futuros clientes pode tanto alavancá-la como derrubá-la em questões de minutos, principalmente agora que estamos na era da internet e das redes sociais. Por isso, investir nela é necessário.

Dentre os principais benefícios de uma boa identidade visual, estão:

• Vínculo: uma identidade forte gera sensação de pertencimento e confiabilidade.

• Reconhecimento: à medida que a identidade visual é divulgada e reforçada, a sua empresa será cada vez mais reconhecida e até mesmo recomendada para outros que ainda não a conheçam.

• Vendas: quanto mais reconhecida e fácil de ser identificada, maior será a demanda por seus produtos. Consequentemente, as vendas aumentarão e o investimento em comunicação também.

• Concorrência: quanto melhor for a sua identidade visual e a sua aplicação em campanhas, mais a sua empresa sairá na frente de sua concorrência.

Quer saber como criar a sua marca por um time profissional, de alta qualidade e que está há 8 no mercado? Dá só uma olhadinha no site da We Do Logos 🙂