Inbound Marketing: A nova estratégia que promete mudar seu negócio!

Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online.

O “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes. Enquanto isso, o “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las.

Com isso, há uma completa mudança de panorama com relação à atração de clientes para um negócio. Para entender mais do assunto, continue lendo e veja como isso pode beneficiar o seu negócio!

Por que optar pelo inbound marketing?

Especialmente os negócios que focam seus recursos e estratégias no outbound marketing ainda têm dúvidas sobre por que optar pelo inbound marketing. A primeira razão que responde a essa pergunta é a possibilidade de atrair, de maneira mais barata, pessoas que estão realmente interessadas no seu negócio.

Em vez de criar uma experiência interruptiva — como é o caso do comercial de televisão —, com essa estratégia você engaja pessoas em seu negócio.

Além disso, é uma tática mais duradoura. Uma vez que você coloca em prática ações de atração, você consegue fazer com que os clientes continuem chegando até você mesmo algum tempo depois de pôr o plano em prática.

Ao comparar com a duração da veiculação de um anúncio ou outdoor, fica mais fácil entender que isso gera um uso mais adequado de recursos. Para compreender de maneira ainda melhor por que adotar essa estratégia, veja algumas estatísticas sobre Inbound Marketing no infográfico abaixo:

Como colocar o inbound marketing em prática?

Tudo bem, você está convencido do poder do novo marketing e quer assegurar os benefícios e resultados para o seu negócio. Mas, afinal, por onde começar? A seguir, a resposta:

Entenda o funil de vendas

O inbound marketing se baseia fortemente no funil de vendas, que divide os clientes em vários estágios — saindo da atração e passando para o reconhecimento de um problema, consideração de soluções e compra, propriamente dita.

A princípio, você vai precisar focar seus esforços em atrair pessoas que ainda não estão interessadas em comprar. A partir daí, você poderá agir para informá-las e conseguir levar ao processo de tomada de decisão pela compra em seu negócio.

Estude seu público-alvo

Mas como atrair as pessoas certas? A resposta é simples: você precisa entender o seu público-alvo. Estude o consumidor dos seus produtos ou serviços, saiba quais são as dúvidas deles, seus interesses e onde eles estão.

A partir daí, é possível planejar onde o seu negócio deve estar e quais ações precisam ser colocadas em prática.

Determine objetivos e ações

Em seguida, é hora de definir objetivos. O que você deseja com o inbound? Conseguir mais clientes? Melhorar o posicionamento? Fortalecer a autoridade? Essas respostas definirão quais ações serão empregadas.

Em geral, as ações de marketing digital são mais utilizadas por serem mais baratas e com maior alcance. É possível oferecer conteúdo relevante, atuar nas mídias sociais e também criar canais de relacionamento que estimulem a atração.

Não se esqueça de medir os resultados

Por melhor que seja, o inbound marketing sempre pode ser otimizado, e para que isso seja possível é necessário medir seus resultados.

Ainda na definição do planejamento, é importante estabelecer métricas de acompanhamento, como número de leads gerados ou taxa de conversão entre as oportunidades do inbound. Assim, é possível entender o que funciona melhor para o negócio.

O inbound marketing é uma forma nova de conseguir melhores resultados para os clientes, já que se baseia na atração do consumidor, fazendo com que ele chegue até a empresa — e não o contrário. Para conseguir aproveitar seus benefícios, é importante fazer um planejamento que começa no entendimento do funil de vendas e segue até o monitoramento de resultados, o que permite um aprimoramento contínuo.

Quer construir uma estratégia impecável para o seu negócio? Então, aproveite e leia nosso outro artigo com dicas de como criar um plano de marketing!