Dicas de leitura para empreendedores

Nunca é tarde para aprender e na falta de tempo para se dedicar a cursos e universidades, vale investir em livros que trazem temas como administração, inovação e marketing, por exemplo.

Então separamos cinco livros, em uma lista de dez, que podem ajudá-lo a iniciar e/ou aprimorar o conhecimento na gestão de algumas áreas da empresa. As sugestões forma oferecidas pelos professores Antônio Paulo Terassovich (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração), Rosemary Lopes (ESPM) e Celina Ramalho (FGV), Para o site exame.

 

 

Comente e compartilhe conosco livros que você tenha lido e que vale a pena indicar!

 

 

 

“Princípios da Administração Financeira”, de Lawrence J. Gitman


 

O livro descreve conceitos sobre planejamento financeiro, alguns voltados a empresas de diferentes portes. Na publicação também se encontra pontos que devem ser considerados na hora em que o empreendedor precisa tomar decisões no negócio como, por exemplo, investimento e financiamento de curto e longo prazo.

Para o professor de Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento (PROCED) da Fundação Instituto de Administração (FIA), Antônio Paulo Terassovich, trata-se de uma obra prima.

 

 “A Revolução da Inovação Aberta”, de Stefan Lindegaard

 

Através de exemplos de empresas e obstáculos que o empreendedor poderá encontrar, o livro mostra como é possível envolver pessoas de fora da empresa para desenvolver a inovação, e que está não deve ser a tarefa de um departamento ou de uma única pessoa.

Para Rosemary Lopes, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o título mostra como identificar oportunidades e implantá-las.

 

“O Empreendedor”, de Ronald J. Degen

 

 

O livro aborda como planejar e desenvolver o próprio negócio e identificar necessidades de gestão da empresa, tratando de forma abrangente os diferentes conceitos de empreender.
“Se o empreendedor não sabe determinado assunto como finanças, marketing e gestão de pessoas, ele tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio”, afirma o professor da FIA, Antônio Paulo Terassovich.

 

 “Marketing estratégico no Brasil”, André Torres Urdan e Flavio Torres Urdan

 

Para quem conhece pouco sobre marketing os autores do livro descrevem em tópicos os assuntos mais importantes, relacionado à área, como administração estratégica, comportamento do consumidor e pesquisa, por exemplo.

O livro traz exemplos do Brasil e conteúdo complementar na internet. Para a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rsemary Lopes, é um bom caminho para começar a se introduzir no assunto.

 

 “Liderança”, Cecília W. Bergamini

 

 

Para o professor da FIA, Antônio Paulo Terassovich, o empreendedor é um gestor. P para que ele atinja seus objetivos e traga resultados para a empresa é preciso competência para gerenciar e motivar as pessoas, e é sobre isso que o livro aborda a mentedo administrador e a alma de líder.

 

 

 

Veja a lista completa aqui