O Que é Lifelong Learning e Como Aplicá-lo Na Sua Vida?

Resumidamente, Lifelong Learning é, em bom português, a famosa Educação Continuada. Esse conceito é sobre a habilidade dos seres humanos estarem em constante aprendizado.

A gente tá vivendo em uma era cada dia mais tecnológica e avançada. Todo dia surge algo novo, as coisas mudam, o que a gente aprendeu há um ano mudou e temos que nos atualizar.

O mundo e o mercado de trabalho estão passando por constante alterações, as indústrias e empresas estão aderindo às novas tecnologias e para ocupar certos cargos, é preciso habilidades e conhecimentos específicos.

Ou seja, para nos mantermos competitivos precisamos estar sempre estudando.

Isso faz com que a visão tradicional da educação limitada a formação escolar se torne um pouco ultrapassada, afinal a gente aprende muita coisa na escola e posteriormente, em faculdades ou cursos.

Desde pequenos, somos educados de que a forma correta e tradicional de ensino é ir à escola, posteriormente a uma faculdade e por último, fazer alguma especialização.

Mas será que é isso mesmo? Veja os dados sobre a educação formal no Brasil

Educação Tradicional: Ainda é o Melhor Profissionalmente?

Só aqui no Brasil, uma pessoa passa cerca de 10 anos na educação formal, contando desde quando ela entra na escola até o vestibular.

Se formos adicionar graduações, são mais 5 anos em média. E durante esse tempo todo o foco é aprender e absorver aprendizados específicos. A maior parte do tempo é gasto em sala de aula, decorando fórmulas e fazendo provas.

Isso se considerarmos que apenas uma parte da população tem acesso à educação completa e de qualidade.

Quando olhamos os dados reais, as informações são outras.

De acordo com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a maior parte da população brasileira fica menos tempo na escola do que deveria.

A média nacional de anos nas instituições de ensino é de 7,1 anos para todo o país. 

Ou seja, será que apenas o que aprendemos na escola é relevante, ou a capacidade de aprender independente do formato é que deveria ser considerada válida?

Há 50 anos, não era comum que um cidadão adulto tivesse nível superior e muitos eram qualificados e se tornaram especialistas em seus setores com capacitações específicas.

Até mesmo porque quando essa fase acaba e é preciso pôr a mão na massa, quase nada do que foi ensinado é de fato posto em prática. O quanto disso tudo de fato é utilizado ao longo da vida? E o que é posto em prática, por quanto tempo se mantém?

O mercado é tão dinâmico, ou seja, está em constante transformação e muda de forma tão rápida, que exige uma adaptação rápida. Adquirir novas habilidades de forma contínua, deixará o profissional preparado para as mudanças futuras.

O que é Lifelong Learning?

Por isso o termo lifelong learning tem sido discutido com mais frequência. Ele engloba todo o processo de estudo e melhoria contínuo por toda a vida, tanto no âmbito pessoal quanto no corporativo.

Também conhecida por Educação Continuada, o Lifelong Learning se trata do conhecimento que você adquire durante toda a sua vida. 

É a vontade própria e voluntária da pessoa sempre continuar aprendendo novas coisas, seja para o meio profissional ou apenas para estar a par sobre as atualidades do mundo.

É claro que a Educação Formal tem um papel muito importante e deve ser feita também. Para o mercado, um diploma é extremamente essencial.

Mas um profissional pode ser perfeitamente capacitado e especializado em uma área, por meio de cursos específicos profissionalizantes.

Como Aplicar Lifelong Learning em Empresas?

Para manter seus colaboradores atualizados e em constante aprendizado, você pode investir no desenvolvimento e treinamento de novas habilidades para com seu time. 

Uma boa forma influenciá-los a aplicar o lifelong learning é oferecendo cursos presenciais ou online e palestras sobre algo ligada a área profissional da sua empresa. 

Pesquisas comprovam que empresas que mais investem em desenvolvimento, obtém um retorno maior de produtividade e lealdade por parte da equipe. 

Uma equipe treinada e em constante desenvolvimento gera um retorno positivo para a sua empresa enquanto marca, além de todo esse conhecimento adquirido pelo seu time, ser voltado também para sua corporação.

Conclusão

Você pode investir em cursos sobre algo que seja bom para a sua profissão ou até mesmo início de cursos de seu interesse, desenvolvimento de hobbies e ideias que sempre te chamaram atenção.

Aplicando esse conceito na sua vida, você estará mais preparado para a transformação seguintes do mundo, seja ela econômica ou habitual.

Para falar um pouquinho mais sobre o que é Lifelong Learning, qual sua importância e como aplicar na sua vida, trouxemos o Bruno Leonardo – especialista em Educação Continuada – para o podcast Fala Empreendedor.

O podcast está disponível no AnchorSpotify e Itunes, Além disso, no nosso canal do Youtube você também encontra o vídeo completo desse bate-papo rico em conhecimento.

E não esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos para levar nosso conhecimento cada vez mais longe!

Clique na imagem abaixo e ouça! 

E para mais episódios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *