Marketing de Afiliados: O Que é e Como Funciona?

O Marketing de Afiliados, embora seja um mercado que movimenta milhões no exterior, começou a ser explorado no Brasil há apenas alguns anos.

Por isso, é uma ótima forma de ganhar dinheiro com a internet sem sair de casa e SPOILER: não é preciso ser expert em marketing digital para começar!!

Existem várias formas de trabalhar com Marketing de Afiliados, mas primeiro vamos falar sobre o que é.

O que é Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma forma de ganhar dinheiro através de comissão por vendas feitas.

Você se afilia a uma plataforma que trabalhe com afiliados, como por exemplo hotmart, salesfarm, amazon dentre outras e escolhe um produto para divulgar.

Esse produto é direcionado com um link específico que identifica que você indicou e de acordo com quantas pessoas adquirem o produto ou serviço através deste link, você recebe uma comissão pré-determinada.

Na We Do Logos, o Gustavo Mota tem um curso de Instagram disponível na plataforma Salesfarm, que dá 50% de comissão aos afiliados.

Aqui no Brasil o mercado cresceu mais de 100% nos últimos 12 meses, mas ainda assim é muito pequeno comparado às outras modalidades de Marketing e à mesma modalidade, mas em outros países.

Mas se você está começando ou tem interesse em começar, essas dicas são para você!

Como Começar no Marketing de Afiliados?

O primeiro passo é procurar saber mais sobre os produtos os quais você tem interesse em vender e pesquisar qual a melhor plataforma para eles.

A vantagem do Marketing de Afiliados é que você não precisa definir qual produto criar, eles já estão disponíveis. Basta decidir qual caminho seguir e quais produtos escolher.

Depois disso, é importante ter canais para divulgação, seja listas de transmissão, posts em redes sociais ou até mesmo anúncios em tráfego pago.

Quanto mais divulgação, maior a chance de vendas. E quanto mais vendas, mais autoridade você começa a ter no meio.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 dicas para vender mais, direcionadas a quem quer trabalhar como afiliado.

Veja quais são.

10 Dicas Para Vender Mais Com Marketing De Afiliados

1- Escolha uma área para atuar.

Você pode vender produtos das mais diversas áreas, no entanto é mais fácil criar autoridade em um nicho específico e se especializar nele para aumentar as vendas diárias.

2. Escolha um bom produto.

 É melhor um produto bom com uma comissão baixa do que um produto ruim com uma comissão alta.

Geralmente as comissões altas demais se dão pela baixa saída daquele produto e a dificuldade de vender.

3. Crie um blog.

O blog serve para criar conteúdo frequentes sobre um ou mais assuntos. Quando você gera esse conteúdo de qualidade e ele é bem consumido, você se torna uma referência naquele assunto. Logo, ao indicar um produto ou serviço do mesmo nicho, as chances de que as pessoas comprem de você aumentam substancialmente.

4. Utilize o Youtube.

No começo pode ser estranho ou você pode ter medo de aparecer, mas canais do youtube são ótimos para fazer resenhas e parcerias, e da mesma forma que o blog, criar autoridade para posteriormente efetivar vendas.

Pensa comigo: quantas vezes você já comprou um produto influenciado por um influencer digital que você tem como referência? Eu já comprei VÁRIAS vezes! E geralmente são produtos realmente bons.

5. Utilize tráfego pago.

Separe uma parte do valor das comissões para reinvesti-lo em anúncios pagos.

O Instagram e o Facebook aumentaram muito seus acessos nos últimos tempos e 83% das pessoas decide por comprar algo após ver um anúncio em uma dessas plataformas.

No post anterior sobre tráfego pago falamos sobre quanto investir mensalmente e qual a taxa de retorno.

Logo, se você gasta 50 reais para anunciar um produto com 100 de comissão e consegue realizar uma venda, você já teve o 100% de lucro.

6. Tenha um perfil interessante no Instagram.

Perfis com conteúdo de qualidade e frequentes costumam vender mais. As pessoas têm o hábito de acompanhar e seguir os passos daquelas que elas consideram referência em determinado assunto.

Então se você vende um produto de emagrecimento e posta conteúdos bons sobre isso e que são realmente funcionais, ao anunciar um produto, seu público instantaneamente terá confiança no seu depoimento para comprar.

7.  Estude bastante.

É um mercado que está crescendo muito e também sofrendo constantes mudanças. Estar sempre atualizado sobre as novidades, produtos e técnicas é essencial.

8.  Aprenda sobre Copywriting.

Copy é a técnica de escrever textos persuasivos de venda.

Esse conteúdo é uma copy, para vender a você o meu conteúdo do dia sobre Marketing de Afiliados.

Se você considerar que essa copy foi persuasiva o suficiente, provavelmente você irá fechar esse material e procurar instantaneamente materiais sobre o Marketing de Afiliados para começar.

O mesmo acontece ao anunciar um produto.

9.  Aplique tudo que foi aprendido.

Não adianta gastar todo o tempo do mundo absorvendo conhecimento sem aplicar na prática.

É claro que no começo, o fluxo de vendas será menor, mas é preciso começar de algum lugar.

10. Estipule uma meta.

Com um horizonte de onde se pretende chegar, fica mais fácil traçar os caminhos para alcançá-lo.

Mas crie metas reais, compatíveis com o momento em que você se encontra. Se você está começando agora, não tente colocar metas absurdas como “vender mil reais por semana”.

Pode ser que você consiga, mas a probabilidade é pequena e as chances de se frustrar são maiores.

Conclusão

Em suma, agora é o momento ideal para aproveitar o boom da internet e se especializar em Marketing de Afiliados.

E quanto mais conhecimento, melhor.

Essa semana, no PodCast Fala Empreendedor trouxemos a Thaís Oliveira, referência em marketing de afiliados, para ensinar quais os caminhos podem ser tomados na área, o que é preciso para começar e o que fazer para performar bem..

Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Estamos disponíveis no Spotify, Itunes, Anchor.

Além disso, no nosso canal do Youtube você encontra o vídeo completo com todas as informações pra tirar seu podcast do papel e levá-lo pras principais plataformas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *