{Marketing Digital} Estratégia para criar conteúdos e Ads

Neste post, vamos falar de como criar estratégias de conteúdo, isso é, fazer marketing de conteúdo. Vamos abordar também “quando, onde e como” você deve impulsionar. Você sabe qual estratégia para se criar conteúdos e ads?

A primeira grande barreira a ser derrubada é despertar o interesse do público em receber, por decisão própria e espontânea, o conteúdo da marca. Por isso, ações que alcançam massivamente e que possibilitam trabalhar com recursos visuais (que atraem atenção) são as mais indicadas inicialmente. Bom, para começar é muito importante que você sempre crie conteúdos originais e que tenham o perfil da sua empresa. Atitude é um fator decisivo quando um cliente escolhe seguir ou não uma marca. Vamos conhecer?

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Facebook

Não adiantar ter uma FanPage de um restaurante e postar sobre roupas, certo? Então, antes de criar qualquer tipo de conteúdo, seja um post de blog, um anuncio de Facebook, uma publicação no twitter ou mesmo uma frase para o Google Ads, não se esqueça de considerar quem é o seu público e como ele vai se sentir impactado ao ler aquele texto ou visualizar uma imagem.

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Sendo assim, a criação e manutenção de um blog e de qualquer canal social depende mais do papel de cada um desses espaços dentro da estratégia. Por exemplo: o blog pode concentrar mais informações sobre a marca, ou seja, conteúdo institucional. A FanPage, além de divulgar o blog, pode postar notícias e conteúdo relacionados ao universo de atuação da marca e de interesse do público. Ou seja, os dois canais já possuem papéis distintos.

Nesse ponto, a utilização do Facebook pela marca deve ter o cuidado de seguir uma comunicação que seja condizente com o posicionamento e a estratégia adotada pela marca. Um conteúdo de entretenimento e de humor deve ser utilizado apenas se isso contribui para a estratégia e se condiz com a imagem que a marca quer transmitir na comunicação como um todo.

Um tipo de ads bastante recomendado é o standard ad no Facebook, que possibilita direcionar tráfego para o site ou atrair fãs para a fanpage. É possível segmentar por localização, idade, gênero e interesses. Por exemplo, você pode direcionar as suas mensagens para interessados em literatura, em São Paulo e com idade entre 18 e 25 anos. Segmentar seu público é muito importante para que você direcione os anúncios para as pessoas certas e possa, assim, otimizar os investimentos e atingir exatamente o público de interesse da fanpage, para depois torná-los fãs de verdade através de conteúdo relevante. Além disso, deve-se ter em mente que esse formato trabalha com o texto e a imagem, sendo necessário planejar ambos de forma que estejam alinhados com a estratégia.

 

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standard ad

Outra alternativa é utilizar a própria base de dados da empresa para divulgar a marca e construir um relacionamento. Geralmente, em lançamento de campanha ou produto, a questão da novidade é um atrativo para o público interagir e espalhar a marca em sua rede de amigos. Sendo assim, preparar posts no facebook que possuam um apelo visual, links que instiguem o usuário explorar e um texto que desperte a atenção são alguns dos ingredientes para que o fã curta e compartilhe o conteúdo.

Além disso, pode-se pensar em utilizar o recurso pago chamado promoted post do facebook, que faz com que o conteúdo tenha um alcance maior, aumentando a probabilidade de ser visualizado por mais pessoas da sua base.

Também vale lembrar que a tática de perguntas e respostas (“se você prefere a, curta. se prefere b, compartilhe”) só é recomendado quando agrega valor à estratégia da marca.

Há também a tática de perguntas e respostas (“se você prefere a, curta. se prefere b, compartilhe”) só é recomendado quando agrega valor à estratégia da marca.

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Twitter

No Twitter, existem alguns formatos que podem despertar a curiosidade inicial do público e que atingem uma grande quantidade de pessoas. O promoted accounts é um desses formatos, ele sugere o perfil da sua marca/produto na seção Quem Seguir (Who to follow) do Twitter.

Há também o Promoted Tweets, que expande o tweet da marca para perfis além dos seguidores, e o promoted trends, que insere um termo nos Trending Topics (tópicos em evidência) da rede. Porém, primeiro você tem que pedir uma autorização ao Twitter e ele irá analisar sua conta para liberar ou não o seu anúncio.

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Google AdWords

Você também pode anunciar seu serviço no GoogleAdWords, porém esse tipo de investimento funciona mais quando você já possui um site, e principalmente já utiliza técnicas de SEO, Search Engine Optimization no seu site (vamos falar disso na próxima matéria).

Entretanto, esse serviço funciona como um leilão de palavras chaves, em que você concorre com diversas outras empresas para aparecer no topo da página nas buscas. Não é fácil converter com esse tipo de mídia, mas tem seus casos de muito sucesso.

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Em todas as táticas, deve-se sempre analisar com atenção se o público corresponde ao que foi traçado na estratégia. É importante ressaltar que uma boa estratégia de conteúdo se inicia com a análise do seu público, em seguida a criação de um conteúdo relevante para essas pessoas e por fim, a distribuição do mesmo através de redes sociais, emails e blogs.

Nessa última fase, da distribuição, que é interessante mesclar a utilização das ferramentas de ads para aumentar a visualização do mesmo. Depois não esqueça de analisar os resultados, em cima deles você vai ver o que seu público gosta de ler/ver ou não!

Curtiu as dicas acima? Tá sabendo de algo mais que não está na lista? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! Fique ligado que temos muitas dicas de marketing digital para ajudar no sucesso do seu negócio!