Marketing Digital: quando, como e porque fazer marketing viral?

A Internet é um terreno fértil e o ambiente ideal para microempreendedores promoverem seus negócios e ampliarem a visibilidade de suas marcas. Há, porém, uma quantidade enorme de conteúdo disponível e é cada vez mais acirrada a concorrência pela atenção dos consumidores na web. Então, todos buscam formas de se destacar e enxergam no marketing viral sua melhor oportunidade.

De fato, quando bem planejada e executada em conjunto com outras estratégias de Marketing Digital, o viral traz excelentes resultados, fortalece a presença da empresa no mundo online e extrapola essa visibilidade para fora da Internet.

Confira as vantagens e dicas que reunimos aqui para você desenvolver sua estratégia viral agora mesmo!

O que é marketing viral?

A premissa do marketing viral é desenvolver ações que encorajam os usuários a passarem adiante um conteúdo produzido pela empresa, ampliando, assim, o alcance da publicação e multiplicando exponencialmente o número de pessoas impactadas pela marca.

As ações de marketing viral são baseadas na alta qualidade do conteúdo e do material, além das mensagens automaticamente encaminhadas para outros usuários quando uma pessoa usa determinado produto ou visualiza algo.

Entenda o uso do termo “viral” em vez de “boca a boca”

Ao utilizar o termo “vírus”, os profissionais de Marketing se referem à capacidade que um conteúdo possui de se espalhar na web, conquistando milhões e milhões de visualizações e seguidores, tal qual um vírus se multiplica no organismo, infectando cada vez mais células.

Esse poder de multiplicação que o vírus possui é muito mais forte que a influência do boca a boca e, por isso, não podemos confundir marketing viral com o Buzz marketing.

Utiliza-se estratégias de marketing boca a boca com clientes satisfeitos, para que multipliquem as boas experiências que tiveram, enquanto o viral é voltado ao grande público que se interessa por assuntos em que sua empresa atua.

Por que sua empresa deve investir em marketing viral?

Com criatividade, foco em atrair o público-alvo e associada a outras ferramentas de Marketing Digital, crescem as chances de que a sua campanha conquiste o status de viral e, assim, a visibilidade de sua marca, produtos e serviços crescerá vertiginosamente.

Com esse aumento, crescem também as oportunidades de vendas, de estreitar o relacionamento com os consumidores em potencial e atrair novos clientes.

Como fazer marketing viral a favor da sua empresa?

A partir do momento que você decide desenvolver o marketing viral para seu negócio, passará a buscar formatos e conteúdos que sejam interessantes e incentivem o público a passar adiante a mensagem da sua empresa.

É claro que a viralização não é uma fórmula pronta, mas alguns itens são essenciais para garantir o engajamento do público:

1. Materiais de fácil absorção e compartilhamento

Quanto mais fácil a visualização, entendimento e possibilidade de repasse da mensagem, melhor! Não complique, não inclua formulários, não dificulte o acesso ao material e se você quer saber qual é o formato de mensagem com melhor absorção: o vídeo!

2. Assuntos e abordagens inesperadas ajudam na viralização

Conteúdos que ofereçam uma ideia, abordagem ou conclusão inesperadas tendem a se multiplicar mais. Surpreender o público, usar a quebra de paradigmas equilibrada com bom senso e bom humor sempre é uma ótima estratégia digital.

3. Conteúdo relevante para garantir sucesso

Mesmo que sua campanha trate de algum modismo ou utilize alguma figura famosa, isso não garante que ela irá viralizar. O que realmente precisa ser levada em conta, na criação da campanha, é a relevância do assunto, das mensagens-chave e a alta qualidade do material final. Veja só a “beleza natural e universal” de Dove, que é compartilhada milhares de vezes nas redes sociais.

4. Utilizar veículos de massa

Não basta o material ser criativo, relevante, inesperado e de fácil entendimento, se ninguém conseguir ter acesso a ele! Por isso, campanhas de marketing viral devem ser realizadas no Youtube e em redes sociais como o Facebook e Twitter. Assim, a ação pode impactar a enorme massa de pessoas que navega diariamente por esses ambientes.

Para garantir sucesso na sua campanha viral, estude, planeje, faça testes, troque experiências. E aqui no blog, você pode continuar se aperfeiçoando! Leia também o nosso post sobre quando, como e porque fazer marketing viral!

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