O feijão com arroz e o Design Estratégico

O feijão com arroz é uma tradicional receita brasileira. Não tem muito mistério e o aprendizado é passado em casa, de geração em geração. Inová-la é simples, só acrescentar um ou dois ingredientes a mais e Voilà! Você tem um prato tradicional e “personalizado”.
Se traçarmos um paralelo entre a culinária e o design percebemos que por mais simples que o trabalho possa parecer, para o concluirmos com sucesso é necessário realizar o passo a passo com critério e até refinamento.
Muitos designers utilizam o famoso “feijão com arroz” e oferecem um produto com bom preço e boa qualidade. Porém, às vezes, é necessário inovar! Impressionar o mercado, oferecer novas alternativas ou introduzir novos valores ao tradicional.

Blini de arroz com patê apimentado de feijão
O Blini de arroz com patê apimentado de feijão embora seja um tipo de comida serve como exemplo para falar de Designer Estratégico. Uma forma de se posicionar no mercado e fugir da concorrência a partir de modificações que podem trazer bons resultados.
Muito profissionais oferecem bom feijão com arroz, simples e que agrada, e não se dão conta que podem ir além e lançarem algo ainda não ofertado. O que possibilita que se posicionem como lideres em um mercado menos concorrido.
No Design Estratégico, assim como no Blini é preciso conhecer a característica da matéria- prima, saber as formas de execução e usar equipamentos de qualidade. Também é necessário levar em conta o ciclo de vida do produto, pensar em sua divulgação e no público que deseja atingir.
O blini não é tão simples como o feijão com arroz e o sucesso do seu preparo vai além dos equipamentos, ingredientes e cozinheiro. No design Estratégico também é assim, em ambos o bom resultado demanda de tempo. Este tempo inclui a busca pela qualidade, pelo conhecimento e o entendimento do que anseiam os consumidores.
Fonte: abcDesign

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *