O futurismo retrô

Enganam-se quem pensou que a onda retro surgiu como um modismo passageiro. Aderir ao estilo vem se tornando constante entre as empresas. Roupas, acessórios, objetos decorativos e eletrodomésticos vem ganhando formas que remetem ao passado, enquanto sua funcionalidade acompanha fielmente a evolução tecnológica.

Apostando no saudosismo do público e no regate de sua memória, empresas como Coca-Cola, Nestlé, Brastemp e Mabel já apostaram em relançamentos com edições limitadas, enquanto Granado, Phebo e Devassa buscam manter a tradição em sua essência.

 

“Há seis anos, quando estávamos avaliando para onde queríamos ir com a marca, vimos que o diferencial da Granado é a tradição e a qualidade dos produtos. A qualidade estava lá, mas a tradição não era vista. Então fomos aos nossos arquivos e começamos a pesquisar todas as embalagens antigas. Mudamos o logo, escrevemos ‘pharmacia’, com PH, e refizemos a loja do centro (da cidade do Rio de Janeiro), que acabou virando uma loja conceito”, fala Sissi Freeman, diretora de marketing da Granado.

 

Hoje dos produtos feitos pela empresa, quatro dos mais antigos são lideres de vendas: o Polvilho foi criado em 1903, sua venda é de um milhão de unidades mensais. Já o Sabonete de Glicerina Granado, fabricado desde 1915, e o Sabonete Odor de Rosas da Phebo, de 1930, que contabiliza 50 milhões vendidos ao ano.

 

Temporário ou permanente o investimento no retrô vem caindo nas graças do público e gerando lucro as empresas. Outro exemplo é a Nike, que para agradar saudosistas e fanáticos pelo clássico da sessão da tarde De volta para o futuro acabou de anunciar o excêntrico tênis Nike Mag, usado pelo personagem Marty McFly – Michael J. Fox. O modelo tem direito até as luzes de LED recarregáveis!

 

Ainda não há previsões de vendas, porém os mais fissurados podem participar de um leilão no e-bay e tentar adquirir um par. Os valores arrecadados serão doados a Michael J. Fox Foundation – entidade fundada pelo ator para o combate do Mal de Parkinson, do qual é portador. Bem, se a onda de unir futuro e passado continuar, quem sabe mais a frente não teremos um Hoverboard, o skate sem rodinhas que aparece no filme \o/
http://youtu.be/pxQQV-XukRc

 

 

Fonte: Exame

 

Veja Também:

Mabel retorna embalagem de 1975

Nestlé comemora os 90 anos da marca no Brasil com estilo retrô

 



			
		

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *