Por que design importa para um negócio, mais do que nunca?

Todas as empresas, não importa o que fazem ou vendem, devem reconhecer o poder e o valor financeiro do bom design. Obviamente, existem muitas formas de aplicação de design em um negócio: gráfico, marca, embalagem, produtos, processos, interiores, serviços, web, interação e experiência do usuário,  etc.

O design é um elemento-chave, um investimento estratégico que, se bem explorado, pode interferir significativamente até nos resultados do negócio. Ele influencia na forma com que o público-alvo percebe os valores da marca, a proposta de entrega, as qualidades da empresa.

Há algum tempo o design deixou de ser prerrogativa de empresas gigantes. Em vez disso, há uma nova expectativa, as empresas de todos os portes estão descobrindo o design. São empresas que descobriram que os produtos e serviços devem ser melhor pensados, simplificados, mais intuitivos, elegantes e mais agradáveis de usar.

Quando falamos da importância do design para o negócio, logo lembramos da Apple, uma organização referência no assunto, que tem um imenso valor de mercado. Talvez o sucesso global da Apple tenha elevado a importância do design, especialmente quando se fala de experiência do usuário. A identidade da marca, os produtos e serviços são minimamente pensados para encantar, e isso faz toda a diferença.

por que design importa para um negocio mais do que nunca

Identidade e reputação da marca

Pense em como a experiência de design molda a nossa opinião a respeito de uma marca, uma loja física ou virutal – para o bem ou para o mal. Por exemplo, quando entramos num site onde as informações não estão dispostas numa sequência lógica, o visual é mal cuidado e aparecem elementos supresas a cada clique, a primeira coisa que pensamos é “que site ruim!”. E nós associamos essa sensação de frustração, ou pior, a decepção com a marca; com o negócio por trás do site.

Negócios que investem em design, investem em orientar a inovação e melhorar continuamente os produtos, serviços e marketing. Eles reconhecem que o design leva à diferenciação, fidelização de clientes e, consequentemente, maiores lucros.

O impacto sobre a marca é que os clientes a percebem como progressiva e centrada no cliente. Design inteligente e inovador faz as pessoas se sentirem bem em relação a uma marca. Não é nenhuma surpresa que negócios que investem em design, como a Apple, criam um exército de admiradores e defensores que estão sempre disseminando seus valores e, melhor, comprando.

A era do design e o futuro dos negócios

Certa vez, Michael Eisner, ex-CEO da Disney, disse: “A marca é uma entidade viva e é enriquecida ou prejudicada, cumulativamente ao longo do tempo, como consequencia de pequenos gestos.” Esse pensamento ainda é verdade, mas tudo hoje em dia acontece muito mais rápido graças ao alcance da internet. Vivemos em uma sociedade hiperconectada, alimentada socialmente pela mídia, as marcas podem ser instantaneamente prejudicadas com a experiência compartilhada com milhões de internautas.

Portanto, é importante que os executivos reconheçam esta nova era e façam esforços para transformar produtos e serviços em experiências mais gratificantes e memoráveis. É preciso avaliar cada elemento do seu negócio que é percebido pelo cliente, não apenas como uma coisa de marketing, mas como uma verdadeira fonte de de vantagem que coloque a satisfação dos stakeholders em primeiro lugar. Este pensamento é que eleva o valor do design nos negócios que realmente querem inovar e crescer cada vez mais.

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