Portfólio: a importância de ter e como fazer um

Um portfólio pode ser uma ferramenta bastante importante para promover qualquer carreira. Para designers, em especial, ele funciona como uma vitrine dos trabalhos, apresentando as habilidades, qualificações, formação e experiência do profissional. Além disso, a ferramenta expõe uma pequena parte de sua personalidade. Em resumo, o portfólio representa você.

Mas, qual é a importância de um Portfólio?

O primeiro e talvez o principal dos motivos para que você tenha um portfólio online é estar na internet. A rede aumenta as suas chances de ser encontrado. Mas mais do que isso, um portfólio é perfeito para:

1. Mostrar sua identidade

Um cliente estará mais propenso a contratar os seus serviços quando ele enxerga o que você faz e já tem uma ideia do que pode esperar de você. Afinal, como você quer que ele te contrate para construir algo se ele nunca viu uma única mostra do seu trabalho?

2. Fazer com que os seus prospectos confiem em você

Ao mostrar o seu trabalho, você faz com que seus clientes novos confiem em você, porque o portfólio é uma garantia das suas entregas. Aliás, nele você pode também disponibilizar alguns depoimentos dos clientes antigos para que seus prospectos tenham referências suas.

3. Te apresentar como um profissional

Em um Mercado cada vez mais saturado, ter um bom portfólio online pode te distinguir dos designers amadores.

4. Ajudar a prevenir a rejeição dos clientes

Todo cliente tem a sua preferência por estéticas específicas. Enquanto uns gostam de layouts minimalistas, outros gostam de designs mais coloridos e enfeitados. Agora, imagine o seguinte: sem olhar o seu portfólio, um cliente pede um determinado site com tipos específicos de design. Depois de trabalhar no pedido dele, você envia uma mostra do trabalho e recebe duras críticas porque o que fez é diferente do que o cliente esperava. Neste processo, você perde tempo apenas porque o cliente não conhecia o seu trabalho e não sabia o que esperar de você. Com um portfolio, essa história seria diferente.

O que um bom portfólio precisa ter?

Depois de entender a importância de um portfólio, você deve estar se perguntando como ele deve ser. Separamos as características mais importantes que não podem faltar no seu portfolio online:

1. Os seus melhores trabalhos

Antes de criar o seu, escolha seus melhores trabalhos. Opte por cerca de 15-20 designs, que sejam variados, e que deem uma ideia do que você é capaz de fazer. Lembre-se de mencionar que se seus clientes quiserem saber mais, você pode enviar diretamente para eles outras amostras.

2. Um pouco sobre você mesmo

Uma página de “Sobre mim” é essencial porque é um pequeno espaço para você se apresentar. Fale das suas qualificações, experiências e área de atuação. É interessante também oferecer um link para as suas redes sociais principais.

3. Organização

Se o seu objetivo é converter os visitantes do seu portfólio em clientes, é fundamental fazer de tudo para facilitar o trabalho deles em encontrar o que é relevante. Portanto, seja organizado e separe seus projetos de acordo com as categorias, por exemplo, logos, sites, banners, etc. Isso ajuda os visitantes a encontrarem exatamente a categoria específica que eles procuram.

4. Uma boa plataforma para apresentação

Quer você decida criar um site, quer você decida hospedá-lo em alguma ferramenta pronta, o seu portfolio deve ter uma boa apresentação e layout. A apresentação do seu portfólio, como um todo, deve ser simples, atraente e de fácil entendimento. Algumas plataformas online podem facilitar o seu trabalho.

Conheça algumas das melhores plataformas para a criação do seu portfólio:

  • Behance: Ele é um sistema de hospedagem de conteúdo que também funciona como uma rede social para designers para as mais diversas áreas.
  • Carbonmade: Um site simples porque permite a criação de um portfólio com design padrão, mas com layouts personalizáveis.
  • Designrelated: Indicado para profissionais mais experientes, a rede funciona como um sistema de hospedagem de conteúdo semelhante ao Behance.
  • Dunked: O site possibilita a criação de portfólios personalizados em design responsivo, sem a necessidade de domínio de códigos e programação. É possível editar o conteúdo dos templates, inserir logo, cores e tipografia, utilizando as opções pré-definidas oferecidas pelo site.

E aí, pronto para montar o seu portfólio? Ainda sem ideias? Leia o nosso artigo 10 portfólios de designers para você se inspirar para encontrar um pouco de inspiração, e continue acompanhando o nosso blog para mais posts como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *