“Pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou: 2013!”

Por: Nayra Magalhães

 

 

Cada dia um passo, cada passo um avanço, cada avanço uma conquista

 

 

 

Muitas vezes fazemos listas mentais ou escritas de tudo que sonhamos e desejamos realizar no ano que se aproxima. Mas o que acontece quando finalmente chega o fim do ano e a lista está amarela, apagada ou com poucos itens realizados? Um sentimento de frustração sem fim não é mesmo? Um mundo de pensamentos então dominam nossas mentes: por que não fiz? O que aconteceu? É sempre assim.. Vou parar de fazer listas.. etc.

 

Algum tempo depois, motivados pelo clima esperançoso da virada para um novo ano, imbuídos da certeza que o próximo ano será diferente, a lista aparece de novo e com a certeza que dessa vez, vai! Mas o que acontece afinal? Nós sabemos o quão importante para nós cada sonho ou desejo de realização é e mesmo assim procrastinamos a realização deles.

 

Ter foco, ação, gerar resultado e melhorar continuamente nossas atitudes em prol de um objetivo é a forma mais assertiva de garantir a realização de nossos sonhos e ampliar as nossas conquistas. Por isso Nayra Magalhães, Master Coach da Quality Coaching, compartilha conosco algumas dicas para lapidar o caminho para aumentar suas realizações.
FOCO. Para realizar com assertividade, você precisa ter claramente em sua mente o que você deseja. Pergunte-se: O que eu realmente quero?

 

PROPÓSITO. Para que a motivação nos mantenha no caminho certo, o nosso alvo deve ter um significado importante para você, assim procrastinar será mais difícil. Pergunte-se: Por que isso é realmente importante para mim? Se eu não conseguir, como me sentirei?

 

PLANEJAMENTO. Utilize metas realistas. Faça uma linha estabelecendo a data final de seu objetivo e depois a data inicial dele. Do final para o início trace metas intermediárias que devem estar cumpridas no prazo para que o vem em seguida possa acontecer. Ou seja, faça o planejamento da data final para o dia atual. Pergunte-se: Esses prazos estão coerentes e factíveis?

 

AÇÃO. Não subestime o poder de uma agenda, seja com tecnologia ou manualmente deixe visível o seu planejamento, diariamente. Use figuras, letras coloridas ou qualquer coisa que além das palavras te motive a alcançar seu objetivo. Pergunte-se: Essas ações são suficientes?

 

RESULTADOS. Sempre verifique os resultados durante todo o trajeto. Não espere para ver o que está acontecendo com meio caminho já andado. Veja se os resultados são os esperados. Pergunte-se: Os resultados estão condizentes com as ações realizadas?

 

MELHORIA CONTÍNUA. Ao longo do caminho, premie-se quando atingir metas intermediárias. Faça algo que te dê prazer, comemore o resultado. Por outro lado, se não atingir aquela meta não seja seu próprio algoz. Cheque o que não saiu a contento no caminho e desenvolva ações de melhoria para ganhar tempo. Aumente o ritmo até que você volte ao planejamento inicial. Pergunte-se: Tem alguma atividade que se eu colocar um pouco mais de energia vai alavancar meu progresso em direção ao meu objetivo?

 

TENHA UM COACH. Hoje o coaching é apontado como o melhor programa para aumentar resultados, torná-los assertivos e duradouros. Utilizados para fins pessoais, empresarias e de carreira, é uma parceria que traz o melhor das pessoas, transformando suas habilidades e conhecimentos tácitos em explícitos, o que gera novas atitudes e resultados.

 
Toda história de sucesso tem por trás uma história de superação. Não conte estórias (desculpas) para si mesmo e o que importará é o que você fará daqui para frente.

 

 

Empreendedora da Quality Coaching, a Master Coach Nayra Magalhães, membro da Sociedade Brasileira de Coaching, tem 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional sendo 8 destes atuando em cargos gerenciais em organizações do segmento bancário e advocacia empresarial nos setores de recursos humanos e administração. Possui expressiva experiência em desenvolvimento de RH, nos setores de Treinamento e Desenvolvimento, além de Recrutamento e Seleção, implantação de políticas e desenvolvimento de pessoas. Atuou como Gestora de Recursos Humanos e Gestora Administrativa/Financeira, conferindo-lhe um perfil generalista.
Como Coach, Nayra Magalhães conta com a experiência de atendimento de executivos, empresas e pessoas com diversos tipos de objetivos. Além disso, é mentora/coach de coaches.