Como Produzir Conteúdo Audiovisual com o Celular

Produzir conteúdo audiovisual com o celular ainda é um tabu para muitas pessoas.

No entanto nós seres humanos temos a tendência de dificultar coisas simples, o que nos leva a crer que para fazermos coisas com qualidade, precisamos de equipamentos de última geração.

Porém, não adianta o último iphone lançado ou a câmera mais profissional do mercado, se você não domina técnicas de luz, posicionamento e edição.

Então continue lendo para saber mais sobre como produzir conteúdo audiovisual com o celular.

Produzir Conteúdo Audiovisual com o Celular para Redes Sociais.

A criação de conteúdos para redes sociais é extremamente importante e diversas pesquisas do Instagram apostam que vídeos engajam até 3 vezes mais que fotos naquela rede.

Vendo que é uma grande tendência, o Instagram investiu em funcionalidades de vídeo e nos últimos anos lançou o Instagram Stories, o IGTV e o Instagram Reels.

Três novos e diferentes formatos de criação de vídeos.

E para quem vem de anos de conteúdo sendo criado no Youtube, fica com aquela sensação de que é necessário todo um espaço, material profissional, toda uma paramentação de câmeras, luzes e fotógrafos para ter um bom resultado e divulgar. Mas essa já não é mais a realidade…

Hoje em dia você pode criar conteúdo bom e com qualidade apenas pelo seu aparelho de celular. E com isso, fica a famosa dúvida:

Como Produzir Conteúdo Audiovisual com Celular e Com Qualidade?

Não é preciso nenhum conhecimento prévio, cursos ou experiência avançada.

Entendendo um pouco de iluminação e truques audiovisuais, é possível ter um produto final de excelente qualidade com um celular de câmera HD.

Separamos alguns detalhes para que você fique atento na hora de produzir conteúdo em vídeo. Certifique-se sempre de seguir esses passos para que seu vídeo tenha uma qualidade interessante e chame atenção do seu público.

1 – A altura do celular

Sempre deixe o celular na altura dos seus olhos. Nunca de cima para baixo e nem o contrário.

Se você tiver um tripé para sustentação, excelente! Caso contrário utilize objetos que deem estabilidade ou apoie o celular em um local fixo para que você consiga um bom resultado.

2 – Luz

Grave em um lugar com uma boa iluminação. Se você não tiver uma iluminação profissional em casa, use e abuse da luz natural do dia e prefira sempre que possível gravar de frente para a janela. 

3 – Limpe a tela

Com certeza você já repetiu uma foto ou vídeo por ter saído embaçada ou fosca e jamais imaginou que o problema era na higienização da câmera.

Uma tela suja acaba com a qualidade das fotos e vídeos. Certifique-se de limpar a lente da câmera antes de usá-la.

4 – Barulho

Os celulares mais atuais têm uma qualidade excelente de som e acaba por captar barulhos, mesmo os menores.

Por isso evite lugares muito barulhentos na hora de gravar. Isso pode prejudicar o entendimento das falas do vídeo e acaba afastando o espectador. 

5 – Use apps para edição

Você não precisa mexer na realidade do seu vídeo ou usar filtros se não quiser, mas cortar e adicionar efeitos com certeza dá um resultado final diferenciado.

E ao contrário do que se pensa, não é preciso exportar o vídeo para um computador, utilizar editores mega complicados e levar horas no processo.

A tecnologia dos smartphones facilitou muito a vida de quem produz conteúdo com o celular.

Abuse de aplicativos para editar seus vídeos na hora!

Há vários apps gratuitos que possuem várias funcionalidades que te ajudam a dar aquele toque final no conteúdo.

Qual app usar para editar vídeos pelo celular?

Produzir conteúdo audiovisual com o celular sem um acabamento mais profissional pode jogar todo seu trabalho por água abaixo.

Uma parte muito importante e que a maioria esquece é a edição. A edição de um vídeo acaba se tornando um diferencial para quem quer produzir um conteúdo de qualidade.

Separamos aqui alguns dos melhores aplicativos de edição de vídeo para que você se aventure e descubra novas formas de criação.

Todos os apps citados nessa postagem estão disponíveis gratuitamente na loja de aplicativos do seu smartphone.

Mojo 

Com esse app você consegue criar stories animados. O aplicativo possui vários modelos pré-definidos e efeitos especiais que tornam seus stories mais atrativos.


Baixe aqui para IOS
Baixe aqui para Android

CapCut

O CapCut ajuda você a dar aquele toque especial no vídeo. Esse aplicativo permite que você edite seus vídeos, ajustando detalhes como cores, efeitos, velocidade. Além de tudo isso, o app é bem intuitivo e de fácil usabilidade. 

Baixe aqui para IOS
Baixe aqui para Android

Videoleap 

Em termos de funções, o Videoleap é bem parecido com o anterior. Você pode cortar, unir, usar efeitos de transição e muito mais. Uma ótima opção para edição

Baixe aqui para IOS
Baixe aqui para Android

Todos os apps linkados acima estão disponíveis gratuitamente. Só clicar na opção preferida e baixar!

Ficou interessado no assunto? No episódio dessa semana do Podcast “Fala Empreendedor”, conversamos com Marcolino Joe, um Cineasta, Pesquisador, especialista em gravação de conteúdo audiovisual através do celular e criador do cinema de bolso.

No podcast, ele dividiu conosco várias dicas de como produzir um bom conteúdo em vídeo pelo celular.

O episódio já está disponível nas melhores plataformas de áudio! Clique na imagem abaixo para ouvir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *